A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS .

Autores

  • Adenildo Souza Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
  • César Augusto Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Daniel Bernardo Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Eduardo Celedonio Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Francisco Ribamar Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Maurício Batista Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Raphael Marinho Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Thaylino Melo Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

Os professores de Educação Infantil devem através do jogo, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor, social, político, nas idades iniciais, ou seja, inicialmente na escola, pois a Educação Infantil tem a função de promover a construção do conhecimento, assim como todos os outros níveis de educação, pois desta construção depende o próprio processo de constituição dos indivíduos que, frequentam a escola. O jogo pode ser considerado um recurso pedagógico para a Educação Infantil, uma vez que através dele a criança aprende sobre a natureza, eventos sociais, a dinâmica interna. E a estrutura do grupo, através do jogo, ela consegue também entender o funcionamento dos objetos e explorar suas características físicas. Os jogos se configuram a inúmeras brincadeiras infantis. A criança repete no jogo as impressões que vivência no cotidiano. O jogo é uma atividade que a criança necessita para atuar em tudo que a rodeia e desenvolve seu conhecimento. As brincadeiras lúdicas devem ser apenas uma distração para as crianças nas escolas, proporcionando uma diversão e um verdadeiro prazer sendo um veículo educacional, pois o aluno, envolvido no clima de jogo, presta-se a realizar tarefas escolares que, de outra forma, por exemplo, em sala de aula, não realizaria. Ainda que os jogos devam obedecer a certas regras, há que evitar a aplicação demasiadamente rígida das mesmas, pois se o jogo se opõe a seriedade, dificilmente pode, enquanto tal, recobrir um valor ou uma intenção educativa. Ele vai se distinguir tanto da seriedade quanto da educação, que dizem respeito do mesmo domínio. De tal forma conseguimos ver a importância do jogo na escola, pois além da visão educativa, ele ajuda na evasão escolar, servindo de pretexto para seduzir os alunos para as tarefas que, de tão enfadonhas em sala de aula, são rejeitadas pelos jovens, pois a brincadeira produz arranjo de beleza, surpreende, é imprevisível, chama a atenção, desperta a curiosidade, renova-se a cada jogada, reabre as peças para novas criações enquanto durar o jogo, imitando a vida no seu aspecto lúdico.

Palavras – Chaves: Brincadeira, Recreação e Jogo.

 

ABSTRACT

Early childhood teachers should, through play, facilitate the child's learning and development in physical, cognitive, motor, social, political aspects, in the early ages, that is, initially at school, since early childhood education has the function of promoting the construction of knowledge, as well as all other levels of education, because the construction of the individuals who attend school depends on this construction. The game can be considered a pedagogical resource for Early Childhood Education, since through it the child learns about nature, social events, the internal dynamics. And the structure of the group, through the game, it also manages to understand the functioning of objects and explore their physical characteristics. The games are configured to countless children's games. The child repeats in the game the impressions he experiences in his daily life. The game is an activity that the child needs to act in everything that surrounds him and develops his knowledge. Playful games should be just a distraction for children in schools, providing fun and real pleasure as an educational vehicle, as the student, involved in the game environment, lends himself to perform school tasks that, otherwise, for example, in the classroom, I wouldn't do it. Although games must obey certain rules, it is necessary to avoid applying them too rigidly, because if the game is opposed to seriousness, it can hardly, as such, cover an educational value or intention. It will distinguish itself from both seriousness and education, which concern the same domain. In such a way we can see the importance of the game in school, because in addition to the educational vision, it helps in school dropout, serving as a pretext to seduce students to the tasks that are so boring in the classroom, are rejected by young people, because the play produces beauty arrangements, surprises, is unpredictable, draws attention, arouses curiosity, is renewed with each move, reopens the pieces for new creations while the game lasts, imitating life in its playful aspect.

Key Words: Play, Recreation and Game.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFAM.

Fonte: Thomaz Abdalla (1997).

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Publicado

2021-04-25