COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/UFAM.
Resumo
BANNER CIENTÍFICO
Compreensão da CPA da UFAM:
Conforme o “Relatório de Autoavaliação Institucional 2006-2008,” em julho de 2003 a PROEG criou um grupo de trabalho para elaborar o projeto de implantação do Sistema de Avaliação do Desempenho Docente, o qual foi nomeado Comissão Permanente de Avaliação - CPA pela Portaria No 1.369/2003 - GR, de 31/10/2003. Com a implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES esta comissão foi ampliada por força da Portaria No 1074/2004 - GR, passando a contar com cinco professores, quatro técnico-administrativos e um representante da comunidade. A partir do SINAES, a Comissão Própria de Avaliação da UFAM foi constituída por ato do dirigente máximo da instituição nos termos da Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004. A primeira CPA foi nomeada por meio da Portaria No 983/2004 - GR, de 14 de junho de 2004. Instituída, em obediência às diretrizes estabelecidas nessa Lei, a CPA assumiu o trabalho e a responsabilidade pela condução dos processos da avaliação interna da UFAM, pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP, produzindo e publicando os Relatórios com os resultados da avaliação interna realizada anualmente, desde 2006. Atualmente, a recomposição da CPA deu-se por meio das Portarias No 1798/2017 – GR, de 4 de agosto de 2017 e 2242/2017 - GR, de 18 de setembro de 2017. A CPA atua no âmbito da UFAM, em articulação com 16 Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs). A CPA está composta por 9 docentes, 5 técnico-administrativos em educação, 4 discentes e 4 representantes da Sociedade Civil Organizada.