ENEM: ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO PÚBLICO.
Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que articula uma discussão sobre a política pública educacional de avaliação do Ensino Médio (ENEM), instituída pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep) - MEC. Assim, prima-se por compreender o processo de criação e consolidação dessa proposta de avaliação, firmado aos interesses ideológicos dos governos que a adotaram, ao longo de sua trajetória de gestão. Esta pesquisa pretende analisar os seus aspectos constitutivos, os embates políticos que endossam a relação de poder e que impõem seus critérios como atributos que avaliam e qualificam a capacidade dos alunos, através de competências que delimitam a apreensão do conhecimento de forma plena, relegando a meros artifícios técnico-teóricos. Portanto, o objetivo deste trabalho é presentificar uma reflexão crítica dos mecanismos que relegam ao conhecimento sua configuração economicista e mercadológica, favorecendo uma educação que rompe o ideal da formação ontológica do ser humano, além de expor o formato negligente e parcial a que são submetidas as políticas públicas educacionais e o seu percurso de (des)construção da educação proficiente. As questões que permeiam este trabalho são baseadas nas reflexões: como as políticas públicas de avaliação para o ensino são projetadas? Os critérios que são adotados contemplam a realidade de cada região? A relevância desse artigo está em promover essa reflexão para que não apenas os profissionais da área possam ponderar nas melhores práticas a serem adotadas e as mudanças necessárias, mas também conclama os pais e alunos a uma reflexão sobre seu papel no processo que permeia a educação pública, tornando-os cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, das mudanças necessárias e sua implementação efetiva.
Palavras-chave: Educação Pública. Educação mercadológica. Política pública de avaliação. ENEM.