ENEM: ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO PÚBLICO.

Autores

  • Shirlen Viana Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Linguística pela Universidade do Norte.

Resumo

RESUMO

Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que articula uma discussão sobre a política pública educacional de avaliação do Ensino Médio (ENEM), instituída pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep) - MEC. Assim, prima-se por compreender o processo de criação e consolidação dessa proposta de avaliação, firmado aos interesses ideológicos dos governos que a adotaram, ao longo de sua trajetória de gestão. Esta pesquisa pretende analisar os seus aspectos constitutivos, os embates políticos que endossam a relação de poder e que impõem seus critérios como atributos que avaliam e qualificam a capacidade dos alunos, através de competências que delimitam a apreensão do conhecimento de forma plena, relegando a meros artifícios técnico-teóricos. Portanto, o objetivo deste trabalho é presentificar uma reflexão crítica dos mecanismos que relegam ao conhecimento sua configuração economicista e mercadológica, favorecendo uma educação que rompe o ideal da formação ontológica do ser humano, além de expor o formato negligente e parcial a que são submetidas as políticas públicas educacionais e o seu percurso de (des)construção da  educação proficiente. As questões que permeiam este trabalho são baseadas nas reflexões: como as políticas públicas de avaliação para o ensino são projetadas? Os critérios que são adotados contemplam a realidade de cada região? A relevância desse artigo está em promover essa reflexão para que não apenas os profissionais da área possam ponderar nas melhores práticas a serem adotadas e as mudanças necessárias, mas também conclama os pais e alunos a uma reflexão sobre seu papel no processo que permeia a educação pública, tornando-os cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, das mudanças necessárias e sua implementação efetiva.

Palavras-chave:  Educação Pública. Educação mercadológica. Política pública de avaliação. ENEM.

 

Biografia do Autor

Shirlen Viana, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Linguística pela Universidade do Norte.

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Linguística pela Universidade do Norte.

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

Downloads

Publicado

2021-04-14