DIRETRIZES E PROPOSTA DOS CANDIDATOS DR. SYLVIO MÁRIO PUGA FERREIRA (Reitor); DRA.THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE (Vice-reitora) PELA CHAPA 33/UFAM.
Resumo
DIRETRIZES E PROPOSTA DOS CANDIDATOS DR. SYLVIO MÁRIO PUGA FERREIRA (Reitor); DRA.THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE (Vice-reitora) PELA CHAPA 33/UFAM:
Comunidade da Universidade Federal do Amazonas - UFAM,
Nossa universidade está vivendo um momento importante. É tempo de escolha dos dirigentes que a conduzirão pelos próximos quatro anos. Todos nós – docentes, discentes e servidoras e servidores técnico-administrativos – que fazemos a Universidade Federal do Amazonas estamos convidados e convocados a pensar de onde viemos, no que somos e onde estamos. Essa reflexão nos ajudará a avaliar o percurso que fizemos e tudo o que conquistamos até aqui para que, a partir daí, possamos construir o que queremos e decidir para onde iremos, juntos e democraticamente.
De uma maneira inusitada, a escolha dos dirigentes se dá em um contexto de pandemia, devido à COVID- 19. As mudanças provocadas pelo surgimento e disseminação do vírus, como sabemos, exigiram a tomada de decisão imediata pela suspensão das atividades presenciais por parte da administração superior e a consequente criação do Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus. A decisão da suspensão das atividades presenciais assim que o primeiro caso no Amazonas surgiu foi uma escolha acertada pela vida e exigiu igualmente a rápida discussão de alternativas nos conselhos da UFAM para mitigar os prejuízos acadêmicos e institucionais, encontrando as soluções possíveis e democraticamente discutidas. Se administrar envolve planejar, também envolve ter resiliência para alterar o planejamento a fim de lidar com as contingências do real. Nossa universidade, na sua grandeza, seguiu e segue no contexto de pandemia que se alonga, lidando de forma responsável com as decisões que afetam sua comunidade.