PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO IMAGINÁRIO.

Autores

  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Francisca das Chagas Martins de Souza Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Claudia Guerra Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

A criança pode ser compreendida como aquele ser que segue seus intuitos e desejos, sendo, portanto, aquele que experimenta e elabora, através do período não adulto. Nesse processo, é através de suas fantasias que consegue dar vida a tudo, pois tudo é possível no mundo imaginário. É por meio delas que em seu “espaço mágico” as crianças expressam e trabalham suas emoções, além de perceberem o significado de certos conceitos e escolhas. Espaço esse que proporcione oportunidades de exploração do mundo, desperte a sua capacidade de imaginar e de criar novos mundos. Pois, através de seu imaginário, a criança constrói e reconstrói sua compreensão do que observa, aprende, sente e apreende. Mas, o que é imaginário? Através dos pressupostos de alguns teóricos, a seguir, a explanação sobre o tema esclarecerá a temática.

Palavras-chave: imaginário, criança, signos, símbolos.

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Fonte: Kydroges (2021).

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Publicado

2021-04-12