A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO TRATAMENTO PSICOLÓGICO COM IDOSOS: RESGATE DO LÚDICO

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira UFAM

Palavras-chave:

Brincadeira, Recreação e Jogo.

Resumo

Os professores de Educação Infantil devem através do jogo, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor, social, político, nas idades iniciais, ou seja, inicialmente na escola, pois a Educação Infantil tem a função de promover a construção do conhecimento, assim como todos os outros níveis de educação, pois desta construção depende o próprio processo de constituição dos indivíduos que, freqüentam a escola. O jogo pode ser considerado um recurso pedagógico para a Educação Infantil, uma vez que através dele a criança aprende sobre a natureza, eventos sociais, a dinâmica interna. E a estrutura do grupo, através do jogo, ela consegue também entender o funcionamento dos objetos e explorar suas características físicas. Os jogos se configuram a inúmeras brincadeiras infantis. A criança repete no jogo as impressões que vivência no cotidiano. O jogo é uma atividade que a criança necessita para atuar em tudo que a rodeia e desenvolve seu conhecimento. As brincadeiras lúdicas devem ser apenas uma distração para as crianças nas escolas, proporcionando uma diversão e um verdadeiro prazer sendo um veículo educacional, pois o aluno, envolvido no clima de jogo, presta-se a realizar tarefas escolares que, de outra forma, por exemplo, em sala de aula, não realizaria. Ainda que os jogos devam obedecer a certas regras, há que evitar a aplicação demasiadamente rígida das mesmas, pois se o jogo se opõe a seriedade, dificilmente pode, enquanto tal, recobrir um valor ou uma intenção educativa. Ele vai se distinguir tanto da seriedade quanto da educação, que dizem respeito do mesmo domínio. De tal forma conseguimos ver a importância do jogo na escola, pois além da visão educativa, ele ajuda na evasão escolar, servindo de pretexto para seduzir os alunos para as tarefas que, de tão enfadonhas em sala de aula, são rejeitadas pelos jovens, pois a brincadeira produz arranjo de beleza, surpreende, é imprevisível, chama a atenção, desperta a curiosidade, renova-se a cada jogada, reabre as peças para novas criações enquanto durar o jogo, imitando a vida no seu aspecto lúdico. Envelhecer implica ter passado pelas diversas etapas, acumulando experiências, anseios e realizações no caminho que se trilha na estrada do viver.

Palavras – Chaves: Brincadeira, Recreação e Jogo.

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