A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: centros municipais de educação infantil da zona leste de Manaus.

Autores

  • Carmen Silvia da Silva Martini Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
  • Júlio Kennedy Ferreira de Oliveira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

A Educação Infantil é uma das modalidades de ensino que preconiza a base para o desenvolvimento da criança, é o primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejável. A Educação Física na Educação Infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, buscando torná-las mais criativas, independentes, responsáveis, críticas e conscientes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a inclusão do professor de Educação Física nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI da Zona Leste de Manaus. Este foi aprovado pelo comitê de ética, realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil, localizados na Zona Leste da cidade de Manaus, aplicando entrevista sistematizada com as Gestoras (3) e professoras (18). Os resultados mostraram que os professores (100%) e gestores (100%) enfatizaram que os CMEI não possuem profissional de educação física, mas que acham relevante a inserção para auxiliar na formação geral da criança. Conclui-se que as escolas não cumprem as deliberações enfatizadas na LDB, quando determina que seja um componente curricular obrigatório na educação básica, bem como não cita e nem prioriza na proposta pedagógica curricular a inserção da educação física na educação infantil.

 

Palavras-Chave: Educação Física e Treinamento, Educação Infantil, Aprendizagem. 

ABSTRACT

Early Childhood Education is one of the teaching modalities that advocates the basis for the child's development, it is the first and decisive step towards achieving continuity in teaching with desirable production and efficiency. Physical Education in Early Childhood Education aims at the integral development of children, seeking to make them more creative, independent, responsible, critical and aware. The present study aimed to evaluate the inclusion of the Physical Education teacher in the Municipal Centers for Early Childhood Education - CMEI in the East Zone of Manaus. This was approved by the ethics committee, held at the Municipal Centers for Early Childhood Education, located in the East Zone of the city of Manaus, applying a systematic interview with the Managers (3) and teachers (18). The results showed that teachers (100%) and managers (100%) emphasized that CMEI do not have a physical education professional, but that they find insertion relevant to assist in the general education of the child. It is concluded that schools do not comply with the deliberations emphasized in the LDB, when it determines that it is a mandatory curricular component in basic education, as well as does not mention or prioritize in the curricular pedagogical proposal the insertion of physical education in early childhood education.

Key words: Physical Education and Training, Child education, Learning.

Biografia do Autor

Carmen Silvia da Silva Martini, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Professora Doutora e Coordenadora do Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento da Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, email: carmenmartini46@ufam.edu.br

Júlio Kennedy Ferreira de Oliveira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Professor de Educação Física do Município de Manaus.

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

Downloads

Publicado

2020-12-14