BRINCANDO, IMAGINANDO E CRIANDO: RECORTES NARRATIVOS.
Resumo
RESUMO
O indivíduo, ao criar essas imagens, mergulha em um processo mágico, misterioso, embora totalmente intencional. Ao trabalhar as narrativas infantis, em sala de aula, o professor precisa perceber que a essência dessas histórias se encontra na abstração de conceitos formadores de caráter, não podendo esquecer que a formação moral infantil acontece, exatamente, quando a criança é capaz de refletir sobre essas próprias histórias, identificando as personagens através de suas respectivas atitudes, além de fazer uma ponte reflexiva entre o seu modo próprio de pensar e o seu agir no mundo real. Buscando-se compreender como a criança ribeirinha torna-se parte desse espaço, incorporando-o a tudo que ela compreende como mundo, com estudo aqui proposto, pretendeu-se apresentar, através da observação e do registro das narrativas infantis, o significado das brincadeiras, a importância da cultura local no desenvolvimento infantil, e a compreensão de mundo dessas crianças a partir de seu imaginário e o dia a dia ribeirinho. Os pressupostos teóricos estão embasados em educadores e pesquisadores que compreendem as brincadeiras infantis como uma preparação para o mundo adulto.
Palavras-chave: Brincar, criança ribeirinha, rio, floresta, escola.