CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental ( UTIC).
  • Simone Maria Fernandes Graduada em Serviço Social pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Resumo

RESUMO 

No Brasil a institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) inaugura um novo cenário na organização da Política Nacional de Assistência Social. Nesta direção, a gestão do trabalho e a educação permanente é introduzida na gestão do SUAS como um dos seus objetivos definidos por intermédio da Lei nº 12.435, de 06 de julho de 2013, se mostrando imprescindível para garantir o desenvolvimento de habilidades e competências  dos colaboradores interligados ao SUAS, promover respostas positivas às demandas dos usuários, e promover a efetivação e a oferta de uma política pública de assistência social qualificada e resolutiva. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo investigar a importância da educação permanente para o exercício profissional dos trabalhadores no SUAS. O Método utilizado foi a pesquisa bibliográfica feita por meio da leitura de livros, marcos normativos, artigos e publicações técnicas relacionados ao tema, disponíveis no Google Acadêmico, Sciello e Biblioteca Virtual do Ministério da Cidadania. Este estudo demonstra que, o aprimoramento do SUAS, assim como a efetivação e ampliação dos direitos socioassistenciais passam pelo reconhecimento e efetivação dos princípios da educação permanente em uma perspectiva sistemática, continuada, sustentável, nacionalizada, descentralizada e participativa, pois, esta contribui para a disseminação de conhecimentos promotores de habilidades, potencialidades e competências técnicas, éticas e gerenciais capaz de possibilitar a todos os colaboradores deste Sistema a obtenção de ferramentas mais qualificadas para o exercício de suas funções. Entretanto, para efetivação desta área são necessárias a transposição de práticas arraigadas e contrárias aos avanços legais, assim como o comprometimento e a participação de todos os atores e equipamentos interligados a este Sistema, uma vez que o conhecimento é necessário para a transformação social. 

Palavras - Chave: Política de Assistência Social. Educação Permanente no SUAS. Gestão do Trabalho.

ABSTRACT

 In Brazil, the institutionalization of the Unified Social Assistance System (SUAS) inaugurates a new scenario in the organization of the National Social Assistance Policy. In this sense, work management and permanent education is introduced in the management of SUAS as one of its objectives defined through Law No. 12,435, of July 6, 2013, proving to be essential to ensure the development of employees' skills and competences interconnected to SUAS, promote positive responses to users' demands, and promote the implementation and offer of a qualified and resolutive public social assistance policy. Thus, this study aims to investigate the importance of continuing education for the professional exercise of workers at SUAS. The method used was the bibliographic search made by reading books, normative frameworks, articles and technical publications related to the theme, available on Google Scholar, Sciello and Virtual Library of the Ministry of Citizenship. This study demonstrates that the improvement of SUAS, as well as the realization and expansion of socio-assistance rights, involves the recognition and realization of the principles of permanent education in a systematic, continuous, sustainable, nationalized, decentralized and participatory perspective, as this contributes to the dissemination of knowledge that promotes skills, potential and technical, ethical and managerial skills capable of enabling all employees of this System to obtain more qualified tools for the exercise of their functions. However, for this area to be effective, it is necessary to transpose ingrained practices that are contrary to legal advances, as well as the commitment and participation of all the actors and equipment connected to this System, since knowledge is necessary for social transformation.  

Keywords: Social Assistance Policy. Permanent Education at SUAS. Work Management.

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental ( UTIC).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental ( UTIC).

Especialista em Psicologia da Saúde

Especialista em Psicologia Social

Mestrando em Ciências da Educação

Psicólogo / CRP: 04 - 46220

Simone Maria Fernandes, Graduada em Serviço Social pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Graduada em Serviço Social pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicanálise e Educação pela Faculdade FASSEM.

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-12-14