MAPA PÉ-YARA: O “CAMINHO” DA COMUNICAÇÃO DOS CEGOS E BAIXA VISÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAZONAS.
Resumo
RESUMO
O cenário educacional desta pesquisa foi o Amazonas e aborda a criação de um mapa para cegos e baixa visão “gestado” na Faculdade de Educação, no Núcleo de Pesquisa Educotec, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Neste artigo, faremos uma análise da pesquisa realizada com o Pé-Yara, o mapa do Amazonas, e verificaremos a trajetória passada pelos pesquisadores na busca de recursos para transformá-lo em produto para as escolas públicas. O mapa propõe uma nova abordagem comunicacional aos estudantes cegos e de baixa visão, com possibilidade de lhes garantir uma educação inclusiva que lhe assegure o direito de aprender brincando. A pesquisa foi centrada na proposta inovadora de criação de um mapa e tem como base o contexto amazônico, no qual os estudantes pouco conhecem os contextos políticos, econômicos, sociais, históricos e educacionais do seu estado. A proposta inicial trabalha uma ferramenta inovadora que surge para ajudar os estudantes e professores a diminuírem as barreiras existentes na escola e propõe ajudá-los a se socializar e descobrir o mundo ao seu redor. O Pé-Yara é mais do que um mapa; é um jogo que, além de ser “quebra-cabeça” com peças em madeira nas formas dos municípios do estado do Amazonas, propõe uma interação com a tecnologia educomunicacional. Com pedido de patente já feita pela Pró-Reitoria de Tecnologia e Inovação (Protec), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aguarda os trâmites do processo para viabilizar o mais novo produto patenteado e tombado pela UFAM. O Pé-Yara, o mapa Tátil Mapa do Amazonas foi criado com base em teorias construtivistas e interacionistas, a fim de promover o desenvolvimento de conhecimento para crianças e jovens de hoje.
Palavras-chave: Geografia. Mapa. Cegueira. Interface.