O DÉFICIT DO EQUILÍBRIO EM ESCOLARES COM ALTERAÇÕES POSTURAIS DE UMA ESCOLA DA ZONA OESTE DE MANAUS.
Resumo
RESUMO
O equilíbrio é um processo complexo que abrange a percepção e a influência de estímulos sensoriais. E, a criança é a que mais apresenta alterações posturais no decorrer do desenvolvimento, por ficar muito tempo à frente da televisão, dos computadores nas horas de lazer, ausência de atividade física, manipulação errada de materiais escolares e execução de exercícios mal orientados. O objetivo do estudo é analisar o déficit de equilíbrio dos escolares com alteração postural na faixa etária entre 12 e 13 anos de uma escola estadual localizada na Zona Oeste de Manaus. A amostra foi composta por 19 escolares (F=13; M=6) com alteração postural, de 5 turmas do 7° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual no município de Manaus/AM. A população foi avaliada pela escala de equilíbrio de Berg (1992), constituída por 14 tarefas comuns com cinco itens cada, que envolvem o equilíbrio estático e dinâmico tais como alcançar, girar, transferir-se, permanecer em pé e levantar-se, com pontuação que varia de 0 a 4 para cada tarefa, onde 0 – é incapaz de realizar a tarefa e 4 – realiza a tarefa de forma autônoma, onde o escore total varia de 0 - 56 pontos. Nos resultados obtidos foram verificados que 3 escolares apontaram um aumento do baixo risco de queda de 3 a 4%, 11 escolares um aumento do risco de queda de 6 a 8%, que 4 escolares obtiveram um aumento do risco de queda em 12 a 16%, e 1 escolar com chances de 100% de risco de queda. Conclui-se que os escolares com déficit do equilíbrio relacionado à alteração postural têm chance de risco de quedas.
Palavras-chave: Equilíbrio, Postura, Coluna Espinal.
ABSTRACT
Balance is a complex process that encompasses the perception and influence of sensory stimuli. And, the child is the one that most presents postural changes in the course of development, for spending a lot of time in front of the television, computers during leisure hours, absence of physical activity, wrong handling of school materials and execution of poorly oriented exercises. The objective of the study is to analyze the balance deficit of students with postural changes in the age group between 12 and 13 years old at a state school located in the West Zone of Manaus. The sample consisted of 19 students (F = 13; M = 6) with postural changes, from 5 classes of the 7th year of Elementary School, from a state school in the city of Manaus/AM. The population was assessed using Berg's balance scale (1992), consisting of 14 common tasks with five items each, which involve static and dynamic balance such as reaching, turning, transferring, standing and standing up, with score ranging from 0 to 4 for each task, where 0 - is unable to perform the task and 4 - performs the task autonomously, where the total score varies from 0 - 56 points. The results obtained showed that 3 students pointed to an increase in the low risk of falling from 3 to 4%, 11 students showed an increase in the risk of falling from 6 to 8%, that 4 students obtained an increased risk of falling in 12 to 16 %, and 1 student with a 100% chance of falling. It is concluded that students with balance deficit related to postural changes have a chance of falling.
Keywords: Balance, Posture, Spine.