ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR.

  • Clenilton Martins Faria Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

RESUMO

 A escolha profissional pode ser considerada um período marcante na vida de uma pessoa, pois escolher implica perda, é ter que se posicionar frente a questões que “definirá” o seu futuro. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar em que aspecto a orientação profissional interfere na escolha profissional  dos alunos no ensino médio. O método adotado refere-se à revisão bibliográfica com base na leitura de livros relacionados ao tema, bem como, artigos disponíveis no banco de dado dos principais sites de pesquisas acadêmicas, a saber: Sciello, BVS Psi e PEPSIC. Por meio deste foi possível compreender que a orientação profissional auxilia o jovem do ensino médio na sua escolha profissional promovendo um espaço de reflexão, autoconhecimento, conhecimento das profissões, elaboração para planos e projetos profissionais, e sendo, portanto, um processo que diz respeito não somente a informação das profissões, mais de toda uma busca de conhecimento a respeito de si mesmo.

 

Palavras – Chave: Vocação. Orientação profissional. Psicologia.

ABSTRACT

Professional choice can be considered a remarkable period in a person's life, because choosing implies loss, it means having to position yourself in relation to issues that will “define” your future. In this way, the present work aims to identify in which aspect the professional orientation interferes in the professional choice of students in high school. The method adopted refers to the bibliographic review based on the reading of books related to the theme, as well as articles available in the database of the main academic research sites, namely: Sciello, BVS Psi and PEPSIC. Through this it was possible to understand that professional guidance helps young people in high school in their professional choice by promoting a space for reflection, self-knowledge, knowledge of professions, preparation for professional plans and projects, and therefore, a process that concerns not only information about the professions, more than any search for knowledge about oneself. 

Keyword: Vocation. Professional guidance. Psychology.

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

[Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com               

Fonte: Kemel Fonseca Barbosa (2020).
Publicado
2020-08-10