A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS ESTABILIZADORES DO JOELHO NA MELHORIA DO ASPECTO BIOMECÂNICO.

Autores

  • Thiago da Silva Santos Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Renata Araújo Bernasconi Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (TURMA) – Estágio: 11/04/2020. Professora Orientadora do estágio.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O fortalecimento dos músculos estabilizadores do joelho na melhoria do aspecto biomecânico é essencial para a manutenção da qualidade de vida de indivíduos ou atletas. O principal objetivo do presente estudo é analisar a importância dos músculos estabilizadores do joelho. Os objetivos específicos são: levantar na literatura uma pesquisa sobre o joelho e suas articulações; identificar os músculos estabilizadores do joelho e verificar a importância dos músculos estabilizadores do joelho. A metodologia adotada para o desenvolvimento do presente estudo foi a revisão de literatura em diversas publicações eletrônicas. A musculatura estabilizadora tem funções muito importantes no corpo humano, onde é responsável principalmente pela locomoção e absorção dos impactos causados por cargas adquiridas ao longo do dia de uma pessoa. Servindo também para prevenção e tratamento de doenças específicas no joelho. O fortalecimento da região do joelho permite ao indivíduo uma melhor capacidade para executar suas tarefas diárias, além de também permitir suportar maior carga ao corpo humano e atuação em atividades esportivas que necessitem de maior efetividade nessa estrutura.

Palavras-chave: Fortalecimento. Joelho. Músculos estabilizadores. Biomecânico.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Santos, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (TURMA) – Estágio: 11/04/2020.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduando do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Renata Araújo Bernasconi, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (TURMA) – Estágio: 11/04/2020. Professora Orientadora do estágio.

 

Professora Orientadora do estágio.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós-doutor em psicologia social e do trabalho, doutor em psicologia clínica, mestre em psicologia social e especialista em psicopatologia. E-mail: thomazabdalla@hotmail.com

 

Fonte: Kemel Fonseca Barbosa (2020).

Downloads

Publicado

2020-08-10