CONTRIBUIÇÕES DE FREUD PARA A EDUCAÇÃO.
Resumo
RESUMO:
Problematiza-se a dicotomização entre intelecção e afeto no processo ensino-aprendizagem. Elementos emocionais interferem no o que e no como se ensina, derivando sua eficácia da negação do quanto também concorrem para estruturar a relação pedagógica e do fato de serem inconscientes. Calcada na identificação, conceitualizada por Freud, a prototípica experiência relacional infantil pode impor sobreposição da autoridade pedagógica pela autoridade parental, no campo que vincula transferência e contratransferência.
Palavras-Chave: Freud e Educação; Identificação; Transferência e contratransferência.
CONTRIBUCIONES DE FREUD PARA LA EDUCACIÓN
RESUMEN
En este artículo es cuestionada la dicotomización entre lo intelectual y el emocional en el proceso de ensenãnza-aprendizage. Afirmase que lo inconsciente concurre a la estructuración de la relación pedagógica, interviniendo en lo que se enseña y cómo lo hacemos. Los conceptos de identificación, transferencia y contratransferencia en Freud ayudan a comprender la sobreposición que puede ocurrir, en el alumno, entre la autoridad de los padres y la de los maestros.
Palabras-Clave: Freud y la Educación; Identificación; Transferencia y contratransferencia.
FREUD’S CONTRIBUTIONS TO EDUCATION
ABSTRACT
This work renders questions about the dichotomization between intellection and affection within the teaching-learning process. Emotional elements interfere with what and how one teaches and the efficacy of these elements derives from the negation of how much they also concur to structure the pedagogical relationship and from the fact that they are unconscious. Based on identification, conceptualized by Freud, the infantile relational prototypical experience can impose the superposition of the pedagogical authority by the parental one, in the field that links transference and countertransference.
Keywords: Freud and Education; Identification; Transference and countertransference.