O TDA/H E A ESCOLA SOB UM PRISMA PSICOPEDAGÓGICO.
Resumo
RESUMO
A Psicopedagogia, com atuação interdisciplinar, tem por princípio básico o estudo da aprendizagem humana e das dificuldades decorrentes desta, e é neste cenário que se vislumbra a propagação de uma das síndromes que mais tem cometido o contexto escolar atual, ora sendo vivenciado por psicopedagogos, pais, psicólogos e, principalmente, os alunos, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDHA. Partindo deste pressuposto o presente artigo pretende através de análise bibliográfica sobre as diversas perspectivas, realizar um diálogo teórico entre os diversos pensadores, abordando as formas em que a família e/ou profissionais na área de educação possam compreender e lidar com eventuais situações ocasionadas pelo TDA/H. Também temos como finalidade dentro desse artigo destacar a importância da presença do psicopedagogo nas instituições de ensino. Entendendo que o profissional de psicopedagogia tem como finalidade, no desempenho de suas funções, abarcar todas as etapas do ciclo de aprendizagem dos seus estudantes. Perante à instituição de ensino, este deve esclarecer as dificuldades de aprendizagem, não somente as originadas tão-somente pelos transtornos da criança, mas também os que se originam dos problemas escolares.
Palavras-chave: TDA/H, Instituição Escolar, Psicopedagogia.
ABSTRACT
Psychopedagogy, with an interdisciplinary approach, has as its basic principle the study of human learning and the difficulties resulting from it, and it is in this scenario that the propagation of one of the syndromes that most has committed the current school context is seen, now being experienced by psychopedagogues, parents, psychologists and, especially, students, Attention Deficit Hyperactivity Disorder - TDHA. Based on this assumption, the present article intends, through bibliographic analysis on the different perspectives, to carry out a theoretical dialogue between the different thinkers, addressing the ways in which the family and / or professionals in the education area can understand and deal with any situations caused by the TDA /H. We also aim within this article to highlight the importance of the presence of the psychopedagogue in educational institutions. Understanding that the professional of psychopedagogy aims, in the performance of their duties, to cover all stages of the learning cycle of their students. Before the educational institution, it must clarify the learning difficulties, not only those originated only by the child's disorders, but also those that originate from school problems.
Keywords: TDA / H, School Institution, Psychopedagogy.