RENOVAÇÃO LEXICAL – UMA NOVA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA.
Resumo
RESUMO
O léxico de uma língua vive em permanente desenvolvimento. Tendo em vista esta eterna evolução se tornou de suma importância investigar quais as causas que levam à formação de novos itens lexicais, quais são os mecanismos utilizados nessa renovação lexical além de como estes mecanismos poderão ser apropriados e utilizados pelo falante desta língua. O presente estudo teve por objetivo enfocar as possíveis dificuldades encontradas quanto ao uso destes neologismos ou léxico das palavras. Percebeu-se então a existência da relação entre leitura e escrita, pois escrever é uma prática que depende da leitura, e ambas possibilitam a incorporação desses novos vocábulos, unindo assim as múltiplas competências do individuo tornando–o capaz de ler, escrever, falar e compreender este novo universo que lhe é apresentado. Pretende-se por fim que esse artigo sirva como mecanismo mediador de considerações que possam auxiliar o aluno e o docente na prática da leitura e escrita como aparelho também de renovação lexical.
Palavras-chave: Léxico. Neologismos. Leitura. Escrita. Educação.
ABSTRACT
The lexicon of a language lives in permanent development. In view of this eternal evolution it has become of paramount importance to investigate which causes lead to the formation of new lexical items, what are the mechanisms used in this lexical renewal, as well as how these mechanisms can be appropriated and used by the speaker of this language. The present study aimed to focus on the possible difficulties encountered regarding the use of these neologisms or the lexicon of words. It was then noticed the existence of the relationship between reading and writing, because writing is a practice that depends on reading, and both enable the incorporation of these new words, thus uniting the multiple skills of the individual making him able to read, write, speak and understand this new universe that is presented to you. Finally, it is intended that this article serves as a mediating mechanism for considerations that can help the student and the teacher in the practice of reading and writing as a device for lexical renewal.
Keywords: Lexicon. Neologisms. Reading. Writing. Education.