ESTADO NUTRICIONAL E NÍVEL DE APTIDÃO RELACIONADO A SAÚDE DE ESCOLARES.

Autores

  • Henrique Campos Dias Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Ivan de Jesus Ferreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Daurimar Pinheiro Leão Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi buscar analisar a relação entre o estado nutricional de escolares e o nível de aptidão física relacionado a saúde. O estudo foi realizado com escolares do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Manaus. A amostra foi composta por 110 alunos do nono ano, na faixa etária de 14 anos, de ambos os sexos (sendo 56 meninas e 54 meninos). O estudo abordou variáveis relacionadas ao estado nutricional, utilizando como base a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC); bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br, 2016). O estudo é de caráter descritivo exploratório, onde utilizou-se estatística descritiva simples para determinação dos valores de média, mediana, desvio padrão, valor máximo, valor mínimo e teste t-student. Em relação ao estado nutricional, a prevalência foi de alunos com peso ideal, para ambos os sexos, seguido pelo grupo abaixo do peso com percentual acima de 20% também em ambos os sexos; grupo com sobrepeso 8,90% para as meninas e 14,30% nos meninos; obesidade tipo I 3,60% para as meninas e 1,80% nos meninos. Os resultados dos testes de desempenho motor, demostraram que o nível de flexibilidade para ambos os sexos encontram-se abaixo da média, independente do estado nutricional. Em relação ao teste de abdominal modificado o grupo masculino teve desempenhos maiores quando comparados aos escolares do sexo feminino. Para o teste de corrida/caminhada de 6 minutos, todos os grupos, de ambos os sexos, não obtiveram resultados satisfatórios. Destacamos que para os testes de abdominal modificado e corrida/caminhada de 6 minutos parece haver dependência do estado nutricional.

PALAVRAS CHAVE: Aptidão Física;  Estado Nutricional; Avaliação de escolares.

ABSTRACT

The objective of this study was to analyze the relationship between the nutritional status of students and the level of physical fitness related to health. The study was conducted with elementary school students from a state school in the city of Manaus. The sample consisted of 110 ninth grade students, aged 14 years, of both sexes (56 girls and 54 boys). The study addressed variables related to nutritional status, based on the classification of Body Mass Index (BMI); Brazil Sport Project's testing battery (Proesp-Br, 2016). This is an exploratory descriptive study, which used simple descriptive statistics to determine the mean, median, standard deviation, maximum value, minimum value and student t-test. Regarding nutritional status, the prevalence was of students with ideal weight for both sexes, followed by the underweight group with percentage above 20% also for both sexes; 8.90% overweight group for girls and 14.30% for boys; obesity type I 3.60% for girls and 1.80% for boys. The results of the motor performance tests showed that the level of flexibility for both sexes is below average, regardless of nutritional status. Regarding the modified abdominal test, the male group had higher performances when compared to the female students. For the 6-minute running / walking test, all groups of both sexes did not obtain satisfactory results. We emphasize that for the modified abdominal and 6-minute running / walking tests there seems to be a dependence on nutritional status.

KEY WORDS: Physical Fitness; Nutritional status; Student evaluation.

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Biografia do Autor

Henrique Campos Dias, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivan de Jesus Ferreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Daurimar Pinheiro Leão, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Kemel José Fonseca Barbosa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-06-08