GINÁSTICA ARTÍSTICA: ANÁLISE DOS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CLUBES DA CIDADE DE MANAUS.

Autores

  • Alexia Renata Amaral da Silva Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ivan de Jesus Ferreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Lucídio Rocha Santos Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Daurimar Pinheiro Leão Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

RESUMO

O esporte tem forte influência na formação ética e moral de indivíduos pelo seu forte fundamento pedagógico o qual exerce de modo direto, uma intervenção na abordagem de problemas relativos ao desenvolvimento humano (BENTO, 2006). A Ginástica Artística (GA) é um bom exemplo de esporte rico na formação educativa. Entretanto, para ser de fato satisfatória a prática da GA é necessário a utilização de um processo de ensino-aprendizagem competente, fazendo com que sua prática se torne atrativa para além do rendimento competitivo. Portanto, isso só será possível se o processo de formação usar princípios e métodos pedagógicos consistentes e adequados à estrutura funcional da GA, onde o ensino do esporte estará sempre a favor dos praticantes, e não o inverso. Este estudo objetiva investigar quais são os métodos de ensino utilizados pelos treinadores dos clubes de GA da cidade de Manaus. A pertinência deste tipo de estudo se impõe mais ainda pelo fato de não existirem muitos trabalhos publicados no campo da GA associados à Pedagogia do Esporte.

PALAVRAS CHAVE: Ginástica Artística, Métodos de Ensino, Pedagogia do Esporte.


ABSTRACT

ARTISTIC GYMNASTICS: ANALYSIS OF THE TEACHING METHODS USED IN THE CLUBS OF THE CITY OF MANAUS

Sport has a strong influence on the ethical and moral formation of individuals through its strong pedagogical foundation, which directly exercises an intervention in approaching problems related to human development (BENTO, 2006). The Artistic Gymnastics (GA) is a good example of a sport rich in educational training. However, in order to be really satisfactory, the practice of GA requires the use of a competent teaching-learning process, making its practice attractive beyond competitive income. Therefore, this will only be possible if the training process uses principles and pedagogical methods that are consistent and adequate to the functional structure of GA, where the teaching of the sport is always in favor of the practitioners, not the other way around. This study aims to investigate the teaching methods used by the coaches of the GA clubs in the city of Manaus. The pertinence of this type of study is further implied by the fact that there are not many published works in the GA field associated with Sports Pedagogy.

KEY WORDS: Artistic Gymnastics, Teaching Methods, Sports Pedagogy.

Biografia do Autor

Alexia Renata Amaral da Silva, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

Ivan de Jesus Ferreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI)

Daurimar Pinheiro Leão, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Kemel José Fonseca Barbosa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

Downloads

Publicado

2020-06-08