A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA DIANTE DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

RESUMO 

No Brasil, existem marcos normativos que estabelecem a educação formal como um direito de todos e dever do estado, se materializando por intermédio das escolas. Porém, embora a escola seja de suma importância para a formação de novas gerações, observa-se que a evasão escolar ainda é um dos grandes problemas nacionais enfrentados por muitas instituições de ensino. Deste modo, este estudo tem como objetivo, analisar a importância da família diante da evasão escolar na educação básica. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, com base na leitura de livros, dissertações, artigos, e demais publicações ligadas ao tema, disponíveis no banco de dados dos principais sites de pesquisa acadêmica, a saber: Google Acadêmico, Sciello, Busca Integrada da USP, BVS Psi, e PEPSIC. Com base na realização deste estudo foi possível compreender que a atuação da família diante desta problemática se mostra de extrema importância, pois é a família que propícia os aportes afetivos e materiais, capazes de assegurar a permanência dos educandos na escola. 

Palavras – Chave: Educação Básica. Evasão escolar. Família. Suporte. 

ABSTRACT 

In Brazil, there are normative frameworks that establish formal education as a right of all and duty of the state, materializing through schools. However, although school is of paramount importance for the formation of new generations, it is noted that school dropout is still one of the major national problems faced by many educational institutions. Thus, this study aims to analyze the importance of the family in the face of school dropout in basic education. The method used was bibliographic research, based on the reading of books, dissertations, articles, and other publications related to the subject, available in the database of the main academic research sites, namely: Google Scholar, Sciello, Integrated Search of USP, BVS Psi, and PEPSIC. Based on the performance of this study, it was possible to understand that the action of the family in the face of this problem is extremely important, because it is the family that favors the affective and material contributions, capable of ensuring the permanence of the students in school. 

Keyword: Basic Education. School dropout. Family. Support.

 

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-05-03