APTIDÃO FÍSICA: Percepção de escolares da cidade de Manaus em relação ao do nível requerido.
Resumo
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi verificar se existe relação entre a percepção e o nível de aptidão física requerida de escolares adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus. Foram avaliados 112 escolares de ambos os sexos, com idade de 14 anos, sendo 56 meninas e 56 meninos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário próprio referente à percepção dos alunos, bem como a aplicação dos testes de aptidão física relacionada à saúde segundo o ACSM (2016), normas de referência do PROESP-BR (2016) e da WHO (2020). Na aptidão física relacionada à saúde, os escolares encontravam-se eutróficos. Observou-se que na percepção nos grupos, o nível de desempenho fraco de aptidão física prevaleceu. Entre os meninos e meninas a idade não foi um fator importante, pois o comportamento das médias de percepção da aptidão física teve desempenhos similares na maioria dos grupos. Estima-se que, desde a infância os meninos são mais encorajados, motivados e engajados em atividades físicas que as meninas. Portanto, fatores como motivação, interação social e nível de realizações podem influenciar na percepção. Diante dos resultados encontrados, pode-se concluir que, os escolares deste estudo não evidenciaram real percepção, assim, não se pode afirmar que existe relação entre percepção e o nível aptidão física requerida de escolares.
PALAVRAS-CHAVE: Percepção; Aptidão Física; Escolares.
ABSTRACT
The objective of this research was to verify if there is a relationship between the perception and the level of physical fitness required of adolescent students from a public school in Manaus. 112 schoolchildren of both sexes, aged 14 years, with 56 girls and 56 boys, were evaluated. For data collection, a questionnaire was used for students’ perception, as well as the application of health-related physical fitness tests according to ACSM (2016), reference standards of PROESP-BR (2016) and WHO (2020). In health-related physical fitness, students were eutrophic. It was observed that in the perception in the groups, the level of poor performance of physical fitness prevailed. Among boys and girls, age was not an important factor, since the behavior of the means of perception of physical fitness had similar performances in most groups. It is estimated that, since childhood, boys are more encouraged, motivated and engaged in physical activities than girls. Therefore, factors such as motivation, social interaction and level of achievement can influence perception. In view of the results found, it can be concluded that the students in this study did not show real perception. Thus, it cannot be said that there is a relationship between perception and the level of physical fitness required of students.
KEY WORDS: Perception; Physical Fitness; Schoolchildren.