NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS.
Resumo
§ RESUMO
A investigação teve como objetivo analisar por meio do teste de sentar e alcançar, o nível de
flexibilidade de escolares na faixa etária de 11 a 15 anos de idade de ambos os sexos,
regularmente matriculados na rede pública de ensino da cidade de Manaus, classificando os
resultados de acordo com os critérios estabelecido pelo Projeto Esporte Brasil (PROESPBR/
2007). A pesquisa caracteriza-se como do tipo descritivo exploratório. A amostra foi
composta por 160 escolares de ambos os sexos, na faixa etária de 11 a 15 anos. Para avaliação
da flexibilidade foi utilizado o teste de Sentar-e-Alcançar. Todos os procedimentos estatísticos
foram realizados através do programa SPSS® 23.0, utilizando valores de média, desvio padrão
e teste t, com nível de significância p<0,05. Os resultados demonstraram que os escolares do
sexo masculino, na maioria das faixas etárias, apresentaram valores de média maiores do que
os escolares do sexo feminino. Diante do exposto, concluímos que os escolares do sexo
masculino apresentaram níveis de flexibilidade maiores que os escolares do sexo feminino.
Além disso, os escolares de ambos os sexos apresentam grande parte dos seus valores
classificados na zona de risco, ficando sujeitos a uma maior incidência de doenças
hipocinéticas.
PALAVRAS CHAVE: Aptidão Física; Avaliação Física; Antropometria; Adolescentes
Correspondência autor: Av. Gen. Rodrigo Octávio 6200, Coroado I, FEFF/LEPAFI, Setor SUL, Campus Universitário, 69080-900 - Manaus – AM
Endereço e-mai: fabiamtg95@gmail.com; ijf@usp.br; daurimar@bol.com.br
2
FLEXIBILITY OF ELEMENTARY
SCHOOLCHILDREN FROM A PUBLIC SCHOOL IN
THE CITY OF MANAUS
§ ABSTRACT
The present study aimed to analyze, through the sit and reach test, the level of of flexibility of
schoolchildren in the age group of 11 to 15 years old of both sexes, students regularly enrolled
in the public school system of the city of Manaus, classifying the results according to the criteria
established by ProjetoEsporteBrasil (PROESP-BR / 2007). The research is characterized as
exploratory descriptive type.. The sample consisted of 160 students of both sexes, in the age
group of 11 to 15 years. To assess flexibility, the Sit-and-Reach test was used. All statistical
procedures were performed through the SPSS® 23.0 program, using values of mean, standard
deviation and t test, with significance level p <0.05. The results showed that male
schoolchildren, in most of the age groups, presented mean values higher than those of female
students. In view of the foregoing, we conclude that male schoolchildren presented higher levels
of flexibility than female schoolchildren. In addition, schoolchildren of both sexes present most
of their values classified in the risk zone, being subject to a higher incidence of hypokinetic
diseases.
KEYWORDS: Physical aptitude; Physical assessment; Anthropometry; Teenagers.