ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES ADULTOS RECÉM DIAGNOSTICADOS COM HIV - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Eron Barbosa Fonseca Universidade Nilton Lins.

Resumo

 

RESUMO

As pessoas que vivem com HIV (PVHIV), vivenciam diversos desafios relacionados à doença, e a adesão medicamentosa é um dos aspectos mais importantes no tratamento que define o sucesso do tratamento. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, tipo relato de experiência, no qual descreve a Atenção Farmacêutica na adesão aos pacientes adultos recém diagnosticado com Hiv. O estudo foi desenvolvido em uma Fundação de referência em Infectologia do Estado do Amazonas, por meio do programa de residência Multidisciplinar da Universidade Nilton Lins. A atenção Farmacêutica é a orientação e o acompanhamento farmacoterapêutico e a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos, orientado e ensinado para o autocuidado do paciente. Conclui-se que o trabalho com PVHIV, é continuo, o esclarecimento do vírus e as orientações sobre o autocuidado são essenciais para facilitar e torna mais acessível e confortável o tratamento.

 

Palavra-chave: Assistência Farmacêutica, Antirretrovirais, Adesão ao Tratamento.

 

 

ABSTRATCT

 

 

People living with HIV (PLHIV) experience several challenges related to the disease, and medication adherence is one of the most important aspects of treatment that defines treatment success. This is a qualitative descriptive study, experience report type, which describes Pharmaceutical Care in adherence to adult patients newly diagnosed with HIV. The study was developed at a reference Foundation for Infectious Diseases of the State of Amazonas, through the Nilton Lins University Multidisciplinary Residency Program. Pharmaceutical care is the pharmacotherapeutic guidance and monitoring and the direct relationship between the pharmacist and the medication user, oriented and taught to the patient's self-care. It is concluded that the work with PLHIV is continuous, the clarification of the virus and the guidelines on self-care are essential to facilitate and make the treatment more accessible and comfortable.

 

Key-words: Pharmaceutical Services, Anti-Retroviral Agents, Treatment Adherence.

Biografia do Autor

Eron Barbosa Fonseca, Universidade Nilton Lins.

Residente de Farmácia com ênfase em Infectologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Nilton Lins em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado FMT-HVD.

Downloads

Publicado

2019-10-21