ENEM E O PARADIGMA DO ENSINO DE LITERATURA NO BRASIL: concepções, perspectivas e delimitações.

Autores

  • Shirlen Viana Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Resumo

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão do processo de ensino da literatura no Brasil pautado na perspectiva do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando promover uma discussão sobre os requisitos da proposta do exame, avaliar como esses requisitos influenciam o ensino de literatura hoje - em detrimento de um ensino amplo, analítico e argumentativo -, e verificar quais as propostas de práticas pedagógicas e metas estipuladas nos PCN´s, OCEM e na própria Matriz Referente da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a qual está inserida a literatura.

 

Palavras-Chave: ENEM. Ensino de Literatura. Práticas pedagógicas.

 

Biografia do Autor

Shirlen Viana, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Pós-graduada em Linguística pela Universidade do Norte, graduanda em Letras, Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

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Publicado

2019-10-21