A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS: PSI-CORPO E MENTE.

Autores

  • Jefferson Fernandes de Souza Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais - Departamento de História.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

As crianças estão brincando menos ao ar livre por diversos fatores: ausência de espaço adequado, ausência de segurança, ausência de tempo e pela presença maciça das tecnologias em suas vidas. Esta realidade as tem custado caro. Dentre os problemas que podemos listar encontramos dificuldades na comunicação e socialização, no raciocínio lógico e principalmente na coordenação motora. Visando a confecção de uma cartilha contendo informações a respeito da importância do "Brincar" para o desenvolvimento psicomotor das crianças, esta pesquisa explora, também, o universo das brincadeiras e busca indicar quais as melhores, de acordo com a faixa etária além de evidenciar os benefícios de cada uma. Nesta também se faz presente discussões sobre jogos eletrônicos versus brincadeiras tradicionais, qual o melhor? E qual o limite de idade para se brincar? Há um limite? Adulto não brinca?

Palavras-chave: Desenvolvimento psicomotor, Crianças, Brincadeiras Tradicionais, Brincadeiras de Roda, Psi-corpo.

 

The Importance of Playing Games for Children's Psychomotor Development: Psi-body and Mind

Children are playing less outdoor because of several factors: lack of adequate space, lack of security, lack of time and the massive presence of technologies in their lives. This has cost them dearly. Among the problems we can list are difficulties in communication and socialization, logical reasoning and especially motor coordination. Aiming to make a booklet containing information about the importance of "Playing" for the psychomotor development of children, this research also explores the universe of playing and seeks to indicate which are the best, according to the age group and highlighting the benefits of each one. There is also discussion about electronic games versus traditional games, which one is better? And what is the age limit to play these games? Is there a limit? Don't adults play games?

Key-words: Psychomotor Development, Children, Traditional Games, Circle Game, Psi-body.

 

 

Biografia do Autor

Jefferson Fernandes de Souza, Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais - Departamento de História.

Graduando de Licenciatura em História, Departamento de História, IFCHS, UFAM, ferjef@live.com

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Pós-Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Professor Associado Nível IV da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – UFAM. thomazabdalla@ufam.edu.br

Downloads

Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigo Original