A ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES E FAMILIARES DE DIABÉTICOS TIPO 1.
Resumo
- O tratamento do diabetes em crianças envolve os cuidados habituais e ainda algumas particularidades próprias de um ser em desenvolvimento, a educação do paciente e dos familiares tem papel essencial para o sucesso do tratamento. Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio de busca bibliográfica nos bancos de dados LILACS e SciELO, onde a amostra foi composta por 13 artigos. De acordo com os resultados do presente estudo, pôde-se verificar que a educação em diabetes seja ela para a família ou o paciente é o primeiro passo para o enfrentamento e controle adequado da patologia. Nesse sentido a psicologia pode auxiliar no manejo adequado tanto da equipe, quanto nas demandas que as famílias apresentam frente a mudança necessária para evitar complicações ao longo do tempo. Foi possível visualizar que a educação em diabetes contribui positivamente para a melhora no tratamento. Nos artigos observou-se que além do autocuidado, questões relacionadas a qualidade de vida são significativas para a adesão ao tratamento. Os cuidadores também merecem atenção, pois acabam sobrecarregados com as novas demandas apresentadas, e muitas vezes as responsabilidades recaem para apenas uma pessoa.
- Palavras–chave: Diabetes tipo 1; Psicologia; Educação.
ABSTRACT
The treatment of diabetes in children involves the usual care and even some peculiarities of a developing being, the education of the patient and family plays an essential role for the success of treatment. This study is an integrative literature review, performed through bibliographic search in the LILACS and SciELO databases, where the sample consisted of 13 articles. According to the results of the present study, it could be verified that diabetes education, whether it is for the family or the patient, is the first step for the coping and proper control of the pathology. In this sense, psychology can help in the proper management of the team, as well as the demands that families present in face of the necessary change to avoid complications over time. It was possible to see that diabetes education contributes positively to the improvement in treatment. In the articles it was observed that in addition to self-care, issues related to quality of life are significant for treatment adherence. Caregivers also deserve attention, as they end up burdened with the new demands presented, and often the responsibilities fall to just one person.
Keywords: Type 1 diabetes; Psychology; Education.