RELATÓRIO SEMESTRAL DE GESTÃO 2018 PARA O TCU E RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PDI DA UFAM - RELATIVO AO 1.º SEMESTRE/2018 NO PERÍODO DE: 01 ̸ 01 ̸ 2018 a 30 ̸ 06 ̸ 2018.
Resumo
A pesquisa foi conduzida em termos tanto da sua finalidade construtiva e formativa, quanto de seu caráter permanente de obrigatoriedade e de envolvimento de toda a comunidade universitária, aplicando os questionários para três categorias de alunos: graduação presencial, graduação oferecida por meio de programas especiais (PARFOR, EAD & PROLIND) e alunos da pós-graduação; e questionários para os servidores técnicos e docentes. A CPA, na perspectiva da sua Missão de tornar a autoavaliação institucional uma prática sustentável, desenvolveu o processo da avaliação interna em atendimento aos objetivos do SINAES, cujo escopo diz: “produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos corpos docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade, ao MEC e a toda comunidade universitária.” A CPA buscou dar sustentabilidade à avaliação interna caracterizada como uma exigência ética que enseja a reflexão sobre a atuação concreta da Universidade. Esta exigência implicou na decisão de suscitar a participação de cada um dos segmentos da comunidade acadêmica situada nos seis Campi da UFAM e nos vários Municípios onde são oferecidos cursos de graduação à distância, Licenciaturas para Formação de Professores Indígenas e pela Plataforma Paulo Freire (PARFOR) com vistas a constituir um trabalho de permanente vigilância crítica das ações decorrentes da avaliação, configuradas pela efetivação das políticas setoriais e universais, afirmando a eficácia institucional em todas as suas dimensões, sobretudo a dimensão da educação como bem público.
Palavras-chave: Comissão Própria de Avaliação; Comunidade Universitária; Relacionamento.
ABSTRACT
The research was conducted in terms of both its constructive and formative purpose, as well as its permanent nature of compulsory and involvement of the entire university community, applying the questionnaires to three categories of students: presential undergraduate, undergraduate programs offered through special programs ( PARFOR, EAD & PROLIND) and graduate students; and questionnaires for technical staff and teachers.PAPA, in view of its Mission to make institutional self-assessment a sustainable practice, developed the process of internal evaluation in compliance with SINAES objectives, whose scope is: “to produce knowledge, to question the meanings of the set of activities and purposes fulfilled by the institution, identify the causes of its problems and deficiencies, improve the pedagogical awareness and professional capacity of the teaching and technical-administrative bodies, strengthen the cooperative relations between the various institutional actors, make it more effective. the institution's connection with the community, judging about the scientific and social relevance of its activities and products, and reporting to society, the MEC and the entire university community. ”The CPA sought to give sustainability to the internal evaluation characterized as an ethical requirement. that gives rise to reflection about the concrete performance of the University. This requirement implied the decision to stimulate the participation of each of the segments of the academic community located in the six UFAM Campuses and in the various Municipalities where distance learning, Indigenous Teacher Training and Paulo Freire Platform (PARFOR) courses are offered. in order to constitute a work of permanent critical vigilance of the actions resulting from the evaluation, configured by the implementation of sectoral and universal policies, affirming the institutional effectiveness in all its dimensions, especially the dimension of education as a public good.
Keywords: Own Evaluation Committee; University community; Relationship.