ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES DO AMAZONAS
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o índice de massa corporal (IMC) e o grau de satisfação com a imagem corporal relativa ao peso de adolescentes do ensino médio das escolas públicas dos municípios de Codajás, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Silves, no Estado do Amazonas. Este estudo foi realizado a partir de dados secundários em amostras independentes, por município, calculadas com base nos registros da SEDUC-AM, composta respectivamente por 307, 384, 373, 222, 259 e 203, de ambos os sexos, entre 14 a 19 anos. Os quais responderam o questionário COMPAC II, do NUPAF-CDS-UFSC 2011, do qual foram retirados da dimensão de hábitos alimentares peso, altura, e o grau de satisfação com o peso atual. Foi realizado o cálculo do IMC classificado de acordo com a OMS nos níveis: abaixo do peso, normal, sobrepeso, obesidade I, II, III e os graus de satisfação com o peso corporal. Os resultados encontrados para o IMC obtiveram os maiores percentuais em “normal”, mas foram também observados muitos registros “abaixo do peso”, “sobrepeso”, “obesidade I, II e III” em todos os municípios. Sobre a imagem corporal relativa ao grau de satisfação como o peso corporal, o maior percentual individual foi na “satisfação com o peso” em todos os municípios, mas, houve significativa distribuição referentes aos graus de insatisfação com o peso, para “aumento” e “diminuição”, em todos os municípios estudados, e alguns destes municípios quando somados pelo significado de insatisfação positiva ou negativa, redundaram em percentual maior que o grau de satisfação. Com isto conclui-se que há motivos de preocupação sobre a insatisfação da imagem corporal de adolescentes escolares dos diferentes municípios estudados, relativa ao peso. Idem quanto ao IMC pelas classificações “abaixo do peso”, “sobrepeso” e “obesidade I, II e III”. Os achados sugerem a necessidade de intervenção educativa planejada, aplicada e avaliada, para influir positivamente na formação pessoal de cada adolescente na fase escolar.