QUEM EDUCA OS IDOSOS?
Resumo
A obra “Quem educa os idosos?” é composta por 10 capítulos.
Citarei alguns capítulos e algumas características que mais me chamaram atenção neles.
O primeiro capítulo faz um apanhado de informações sobre as primeiras universidades da terceira idade, as questões que propiciaram o desenvolvimento da gerontologia educacional, objetivos dos programas direcionados aos idosos, o perfil necessário para profissionais que lidam com esse público, a metodologia e as consequências na vida dos discentes, tanto no âmbito individual, como no âmbito “grupal”.
O segundo capítulo aponta o momento onde a visibilidade da necessidade na permanência de educar os idosos, modelos educacionais fundamentados na “compreensão sobre a natureza da velhice e da educação” (CACHIONI, 2003, p. 44), o surgimento e a evolução das Universidades da Terceira Idade pelo mundo, as Universidades da Terceira Idade Brasileiras já existentes em 1999, dentre as universidades listadas encontrasse o programa da Universidade Federal do Amazonas, a Universidade da Terceira Idade Adulta. O segundo capítulo também exemplifica a organização e difere cada uma das seis modalidades das U3I, tendo como base seis programas.
O terceiro capítulo trata de uma sistematização dos perfis existentes entre os docentes de cada modalidade – expostas no capitulo anterior. Os docentes responderam questionários e preencheram tabelas, voluntariamente, que possuem a finalidade de analisá-los e caracterizá-los.