A RAINHA DO NILO NAS ARTES E NOS ESPORTES: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA DO CORPO FEMININO DE CLEÓPATRA VII.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Professor Titular Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Resumo

A RAINHA DO NILO NAS ARTES E NOS ESPORTES: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA DO CORPO FEMININO DE CLEÓPATRA VII

RESUMO

A figura de Cleópatra VII, última rainha da dinastia Ptolemaica do Egito, permanece como um dos ícones mais marcantes da história antiga e da cultura universal. Sua imagem atravessou séculos e foi reinterpretada nas artes, na literatura, no cinema e, mais recentemente, nas expressões corporais e esportivas. Este artigo tem como objetivo analisar a estética do corpo feminino de Cleópatra VII a partir de uma perspectiva interdisciplinar que envolve história, artes e educação física. A pesquisa fundamenta-se em autores como Crippa (2001), Eco (1994), Gombrich (1999) e Sant’Anna (1995), refletindo sobre a construção simbólica do corpo feminino como território de poder, beleza e resistência. O estudo propõe uma leitura crítica da representação corporal da rainha do Nilo como uma síntese entre política, sensualidade e identidade cultural, destacando sua influência na concepção contemporânea de estética feminina e no ideal atlético de equilíbrio entre força e elegância. A figura de Cleópatra VII, conhecida como a “Rainha do Nilo”, ultrapassou os limites da história para se tornar um ícone cultural representado nas mais diversas expressões artísticas e, mais recentemente, também no universo dos esportes. Sua imagem, marcada pela inteligência, beleza e poder, foi ressignificada ao longo dos séculos, adaptando-se às linguagens estéticas e simbólicas de diferentes épocas. Nas artes, Cleópatra inspirou pinturas, esculturas, peças teatrais e produções cinematográficas que a retratam tanto como estrategista política quanto como símbolo de sensualidade e resistência. Artistas do Renascimento e do século XIX viram em sua figura uma fusão entre o exotismo oriental e o ideal de beleza clássica, refletindo as tensões entre o feminino e o poder. No cinema, interpretações icônicas como a de Elizabeth Taylor imortalizaram uma imagem glamourosa e poderosa da rainha egípcia, consolidando seu lugar no imaginário popular.
Nos esportes, a influência simbólica de Cleópatra manifesta-se principalmente na valorização da força e da presença feminina. Em modalidades como natação, ginástica e artes marciais, o arquétipo da “rainha guerreira” é frequentemente associado à superação, disciplina e determinação. Sua representação serve como metáfora da mulher que luta por reconhecimento e autonomia, desafiando as estruturas patriarcais e reivindicando seu espaço nos campos de poder e visibilidade. Assim, a “Rainha do Nilo” transcende os séculos e os contextos culturais, unindo arte e esporte como territórios de expressão do corpo, da identidade e da resistência. Cleópatra permanece como um símbolo atemporal de força, beleza e liderança feminina, reafirmando a capacidade da imaginação humana de transformar figuras históricas em mitos vivos.

Palavras-chave: Cleópatra VII; Estética corporal; Artes; Esportes; Feminilidade.

 

THE QUEEN OF THE NILE IN ARTS AND SPORTS: AN ANALYSIS OF THE AESTHETICS OF THE FEMALE BODY OF CLEOPATRA VII

ABSTRACT

The figure of Cleopatra VII, the last queen of Egypt's Ptolemaic dynasty, remains one of the most striking icons of ancient history and universal culture. Her image has spanned centuries and been reinterpreted in art, literature, film, and, more recently, in physical expression and sport. This article aims to analyze the aesthetics of Cleopatra VII's female body from an interdisciplinary perspective encompassing history, art, and physical education. The research draws on authors such as Crippa (2001), Eco (1994), Gombrich (1999), and Sant'Anna (1995), reflecting on the symbolic construction of the female body as a territory of power, beauty, and resistance. This study proposes a critical reading of the Queen of the Nile's bodily representation as a synthesis of politics, sensuality, and cultural identity, highlighting her influence on the contemporary conception of feminine aesthetics and the athletic ideal of a balance between strength and elegance. The figure of Cleopatra VII, known as the "Queen of the Nile," has transcended the boundaries of history to become a cultural icon represented in diverse artistic expressions and, more recently, also in the world of sports. Her image, marked by intelligence, beauty, and power, has been reinterpreted throughout the centuries, adapting to the aesthetic and symbolic languages ​​of different eras. In the arts, Cleopatra has inspired paintings, sculptures, theatrical pieces, and cinematic productions that portray her both as a political strategist and as a symbol of sensuality and resistance. Renaissance and 19th-century artists saw in her figure a fusion between oriental exoticism and the ideal of classical beauty, reflecting the tensions between femininity and power. In cinema, iconic interpretations like Elizabeth Taylor's immortalized a glamorous and powerful image of the Egyptian queen, consolidating her place in the popular imagination. In sports, Cleopatra's symbolic influence manifests itself mainly in the appreciation of female strength and presence. In modalities such as swimming, gymnastics, and martial arts, the archetype of the "warrior queen" is frequently associated with overcoming challenges, discipline, and determination. Her representation serves as a metaphor for the woman who fights for recognition and autonomy, challenging patriarchal structures and claiming her space in the fields of power and visibility. Thus, the "Queen of the Nile" transcends centuries and cultural contexts, uniting art and sport as territories of expression of the body, identity, and resistance. Cleopatra remains a timeless symbol of strength, beauty, and female leadership, reaffirming the capacity of the human imagination to transform historical figures into living myths.

Keywords: Cleopatra VII; Body aesthetics; Arts; Sports; Femininity.

 

LA REINE DU NIL DANS LES ARTS ET LES SPORTS: UNE ANALYSE DE L'ESTHÉTIQUE DU CORPS FÉMININ DE CLÉOPÂTRE VII

RÉSUMÉ

La figure de Cléopâtre VII, dernière reine de la dynastie ptolémaïque d'Égypte, demeure l'une des icônes les plus marquantes de l'histoire antique et de la culture universelle. Son image a traversé les siècles et a été réinterprétée dans les arts, la littérature, le cinéma et, plus récemment, dans les expressions corporelles et sportives. Cet article se propose d'analyser l'esthétique du corps féminin de Cléopâtre VII dans une perspective interdisciplinaire mêlant histoire, arts et éducation physique. La recherche s'appuie sur des auteurs tels que Crippa (2001), Eco (1994), Gombrich (1999) et Sant'Anna (1995), qui s'interrogent sur la construction symbolique du corps féminin comme territoire de pouvoir, de beauté et de résistance. L'étude propose une lecture critique de la représentation corporelle de la Reine du Nil comme synthèse de politique, de sensualité et d'identité culturelle, soulignant son influence sur la conception contemporaine de l'esthétique féminine et sur l'idéal athlétique d'équilibre entre force et élégance. La figure de Cléopâtre VII, surnommée la « Reine du Nil », a transcendé les frontières de l'histoire pour devenir une icône culturelle, présente dans diverses expressions artistiques et, plus récemment, dans le monde du sport. Son image, empreinte d'intelligence, de beauté et de puissance, a été réinterprétée au fil des siècles, s'adaptant aux langages esthétiques et symboliques des différentes époques. Dans les arts, Cléopâtre a inspiré peintures, sculptures, pièces de théâtre et films qui la dépeignent à la fois comme une stratège politique et comme un symbole de sensualité et de résistance. Les artistes de la Renaissance et du XIXe siècle voyaient en elle une fusion d'exotisme oriental et d'idéal de beauté classique, reflétant les tensions entre féminité et pouvoir. Au cinéma, des interprétations iconiques, comme celle d'Elizabeth Taylor, ont immortalisé une image glamour et puissante de la reine d'Égypte, ancrant sa figure dans l'imaginaire collectif. Dans le sport, l'influence symbolique de Cléopâtre se manifeste principalement par la valorisation de la force et de la présence féminines. Dans des disciplines telles que la natation, la gymnastique et les arts martiaux, l'archétype de la « reine guerrière » est fréquemment associé au dépassement des obstacles, à la discipline et à la détermination. Sa représentation sert de métaphore à la femme qui lutte pour la reconnaissance et l'autonomie, remettant en question les structures patriarcales et revendiquant sa place dans les sphères du pouvoir et de la visibilité. Ainsi, la « Reine du Nil » transcende les siècles et les contextes culturels, unissant l'art et le sport comme territoires d'expression du corps, de l'identité et de la résistance. Cléopâtre demeure un symbole intemporel de force, de beauté et de leadership féminin, réaffirmant la capacité de l'imagination humaine à transformer des figures historiques en mythes vivants.

Mots-clés: Cléopâtre VII ; Esthétique corporelle ; Arts ; Sports ; Féminité.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Professor Titular Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP/SP), Mestre em Psicologia Social (USP/SP), Especialista em Adolescência (Faculdade de Medicina USP/SP). Especialista em Produção de Material em EaD (UFAM/AM), Especialista em Psicopatologia (Saúde Mental – Okayama UniversityFaculty of Letters – Japan revalidado de UFRJ). thomazabdalla@ufam.edu.br

 

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente (Curta animado integrando técnicas 2D e 3D: Desenvolvimento visual e Animação 2D). Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação. joanaobuyo@gmail.com

 

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2025). IA - Inteligência Artificial.

Downloads

Publicado

2025-10-30