O HINO NACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERPETUAÇÃO DAS IDEOLOGIAS DO ESTADO NACIONAL.

Autores

  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em geografia, professor da UEA-ENS.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em geografia.
  • João Luis Ferreira Graduado em geografia.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em biologia.
  • Marcelo Lacortt Mestre em engenharia, professor do IFSUL.
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958

Resumo

O HINO NACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERPETUAÇÃO DAS IDEOLOGIAS DO ESTADO NACIONAL

 RESUMO

O artigo o hino nacional e o ensino de geografia e a perpetuação das ideologias do Estado Nacional, demonstra que permeia ainda no país, para além do ensino, que ocorre em diferentes eventos e instituições que naturalizam as faças do Estado Nacional brasileiro, com a presença do hino nacional, que resulta em ideologias geográficas, que são fortalecidas na geografia, que naturaliza as façanhas e territorialidade do Estado brasileiro, que é um legado ainda da ciência geográfica, sendo constituído com artigos de revista indexados com artigos de trabalhos acadêmicos, sobre o assunto, como vemos que a presença das ideologias geográficas que pertence ao ensino e a outros eventos como vemos a exaltação dos feitos do Estado Nacional brasileiro, que é naturalizado não só para o ensino, como é visto em diferentes eventos e instituições, que é reforçado com a territorialidade  do Estado Nacional brasileiro, com a presença do hino nacional, que aparece como um elemento comum ou natural dos eventos.

Palavras-Chave: Ideologias geográficas, Ensino, Estado.

 

THE NATIONAL ANTHEM AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY AND THE PERPETUATION OF THE IDEOLOGIES OF THE NATIONAL STATE

ABSTRACT: The article, "The National Anthem and the Teaching of Geography and the Perpetuation of the Ideologies of the National State," demonstrates that it permeates the country beyond teaching. It occurs in various events and institutions that naturalize the achievements of the Brazilian National State. The presence of the national anthem results in geographic ideologies, which are strengthened in geography, which naturalizes the achievements and territoriality of the Brazilian State. This is still a legacy of geographic science, consisting of journal articles indexed with articles from academic papers on the subject. We see the presence of geographic ideologies that pertain to teaching and other events, such as the exaltation of the achievements of the Brazilian National State, which is naturalized not only for teaching but also seen in various events and institutions. This ideology is reinforced by the territoriality of the Brazilian National State, with the presence of the national anthem, which appears as a common or natural element of these events.

Keywords: Geographic Ideologies, Teaching, State.

 

EL HIMNO NACIONAL Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y LA PERPETUACIÓN DE LAS IDEOLOGÍAS DEL ESTADO NACIONAL

RESUMEN

El artículo, "El Himno Nacional, la Enseñanza de la Geografía y la Perpetuación de las Ideologías del Estado Nacional", demuestra que este aún permea el país, más allá de la enseñanza, y se manifiesta en diversos eventos e instituciones que naturalizan los logros del Estado Nacional brasileño. La presencia del himno nacional genera ideologías geográficas, que se fortalecen en la geografía, lo que naturaliza los logros y la territorialidad del Estado brasileño. Este sigue siendo un legado de la ciencia geográfica, compuesto por artículos de revistas indexados con artículos de trabajos académicos sobre el tema. Observamos la presencia de ideologías geográficas en la enseñanza y otros eventos, como la exaltación de los logros del Estado Nacional brasileño, que se naturaliza no solo en la enseñanza, sino también en diversos eventos e instituciones. Esta ideología se ve reforzada por la territorialidad del Estado Nacional brasileño, con la presencia del himno nacional, que aparece como un elemento común o natural de estos eventos.

Palabras clave: Ideologías Geográficas, Enseñanza, Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em geografia, professor da UEA-ENS.

Pós-doutor em geografia, professor da UEA-ENS.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em geografia.

Graduando em geografia.

João Luis Ferreira, Graduado em geografia.

Graduado em geografia.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em biologia.

Graduada em biologia.

Marcelo Lacortt, Mestre em engenharia, professor do IFSUL.

Mestre em engenharia, professor do IFSUL.

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

Downloads

Publicado

2025-10-30