GEOGRAFIA DO ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Autores

  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.
  • Marcelo Lacortt Graduado em Pedagogia.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduando em Geografia pela UEA-ENS.
  • Paula Stephanny Barbosa Pereira Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.
  • Laury Vander Leandro de Souza Graduada em Biologia.
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira https://orcid.org/0009-0002-6155-4958

Resumo

GEOGRAFIA DO ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

RESUMO

Geografia do ensino e a inteligência artificial é parte constituinte neste século, que é parte constituinte do ensino, com as ferramentas de tecnologias existentes, que fazem parte do cotidiano, como ocorre no ensino, com as novas ferramentas que são direcionadas, para o processo de ensino e aprendizagem, que mostra uma nova conotação, no ensino com uma mudança de uma geografia baseada de forma anterior ao Estado Nacional, que ocorria no ensino de geografia, que foi mudado com o tempo somado a entrada da tecnologia como se presencia o uso da inteligência artificial, que pode dinamizar as aulas e analisar os diferentes dados espaciais, mostrando os acontecimentos e as totalidades dos fenômenos ocorridos no espaço geográfico, que busca a ser uma ferramenta somatória em sala de aula que deve ajudar o ensino de geografia em uma forma critica guiado pelos professores, sendo este artigo constituído por artigos de revistas indexados e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, o uso da inteligência artificial e tecnologia que fazem parte agora do ensino.   

Palavras-Chave: Tecnologias, Novas Formas de ensinar, conhecimento.

 

GEOGRAPHY OF EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE

ABSTRACT

Geography of teaching and artificial intelligence is a constituent part in this century, which is a constituent part of teaching, with the existing technology tools, which are part of everyday life, as occurs in teaching, with the new tools that are directed towards the teaching and learning process, which shows a new connotation, in teaching with a change from a geography based in a way prior to the National State, which occurred in the teaching of geography, which was changed over time added to the entry of technology as seen in the use of artificial intelligence, which can dynamize classes and analyze different spatial data, showing the events and the totality of the phenomena that occurred in geographic space, which seeks to be a summative tool in the classroom that should help the teaching of geography in a critical way guided by teachers. This article is constituted by indexed journal articles and academic works on the subject, the use of artificial intelligence and technology that are now part of teaching.

Keywords: Technologies, New Ways of Teaching, Knowledge.

 

GEOGRAFÍA DE LA EDUCACIÓN Y LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL

RESUMEN

La geografía de la enseñanza y la inteligencia artificial es parte constituyente en este siglo, que es parte constituyente de la enseñanza, con las herramientas tecnológicas existentes, que forman parte de la vida cotidiana, como ocurre en la docencia, con las nuevas herramientas que se direccionan hacia el proceso de enseñanza y aprendizaje, lo que muestra una nueva connotación, en la enseñanza con un cambio de una geografía basada de manera anterior al Estado Nacional, que se dio en la enseñanza de la geografía, que fue cambiando con el tiempo sumado a la entrada de la tecnología como se ve en el uso de la inteligencia artificial, que puede dinamizar las clases y analizar diferentes datos espaciales, mostrando los acontecimientos y la totalidad de los fenómenos ocurridos en el espacio geográfico, que busca ser una herramienta sumativa en el aula que debe ayudar a la enseñanza de la geografía de manera crítica guiada por los docentes. Este artículo está constituido por artículos de revistas indexadas y trabajos académicos sobre el tema, el uso de la inteligencia artificial y la tecnología que ahora son parte de la enseñanza.

Palabras clave: Tecnologías, Nuevas Formas de Enseñanza, Conocimiento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Marcelo Lacortt, Graduado em Pedagogia.

Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC - AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

Paula Stephanny Barbosa Pereira, Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.

Graduada em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.

Laury Vander Leandro de Souza, Graduada em Biologia.

Graduada em Biologia.

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

Downloads

Publicado

2025-10-30