IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE.
Resumo
IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE
RESUMO
Este artigo discute a relação entre identidade de gênero e práticas pedagógicas inclusivas, destacando o papel da escola como espaço fundamental para a promoção do respeito à diversidade. Por meio de uma revisão de literatura, busca-se compreender como a escola pode enfrentar os desafios relacionados à discriminação de gênero e implementar estratégias pedagógicas que promovam acolhimento, respeito e igualdade. Os resultados apontam que práticas inclusivas dependem de formação docente adequada, políticas públicas eficazes e metodologias que favoreçam o reconhecimento das múltiplas identidades de gênero. Conclui-se que a escola, ao assumir uma postura inclusiva, contribui não apenas para a aprendizagem, mas também para a construção de uma sociedade mais democrática e plural.
Palavras-chave: Identidade de gênero. Inclusão escolar. Diversidade.
GENDER IDENTITY AND INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES: THE ROLE OF THE SCHOOL IN PROMOTING RESPECT FOR DIVERSITY
ABSTRACT
This article discusses the relationship between gender identity and inclusive pedagogical practices, highlighting the role of the school as a key space for promoting respect for diversity. Through a literature review, it seeks to understand how schools can address challenges related to gender discrimination and implement pedagogical strategies that foster inclusion, respect, and equality. The results indicate that inclusive practices depend on adequate teacher training, effective public policies, and methodologies that recognize multiple gender identities. It is concluded that schools, by adopting an inclusive stance, contribute not only to learning but also to building a more democratic and plural society.
Keywords: Gender identity. School inclusion. Diversity.
Downloads