IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE.

Autores

  • Allisson Esdras Fernandes de Oliveira Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação e Diversidade (MPED) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Naysia Alves Filgueiras Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior.
  • Cilene Ferreira dos Santos Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES).
  • Joana Buyo Siqueira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Resumo

IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE

RESUMO

Este artigo discute a relação entre identidade de gênero e práticas pedagógicas inclusivas, destacando o papel da escola como espaço fundamental para a promoção do respeito à diversidade. Por meio de uma revisão de literatura, busca-se compreender como a escola pode enfrentar os desafios relacionados à discriminação de gênero e implementar estratégias pedagógicas que promovam acolhimento, respeito e igualdade. Os resultados apontam que práticas inclusivas dependem de formação docente adequada, políticas públicas eficazes e metodologias que favoreçam o reconhecimento das múltiplas identidades de gênero. Conclui-se que a escola, ao assumir uma postura inclusiva, contribui não apenas para a aprendizagem, mas também para a construção de uma sociedade mais democrática e plural. 

Palavras-chave: Identidade de gênero. Inclusão escolar. Diversidade.

 

GENDER IDENTITY AND INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES: THE ROLE OF THE SCHOOL IN PROMOTING RESPECT FOR DIVERSITY

ABSTRACT 

This article discusses the relationship between gender identity and inclusive pedagogical practices, highlighting the role of the school as a key space for promoting respect for diversity. Through a literature review, it seeks to understand how schools can address challenges related to gender discrimination and implement pedagogical strategies that foster inclusion, respect, and equality. The results indicate that inclusive practices depend on adequate teacher training, effective public policies, and methodologies that recognize multiple gender identities. It is concluded that schools, by adopting an inclusive stance, contribute not only to learning but also to building a more democratic and plural society. 

Keywords: Gender identity. School inclusion. Diversity.

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Biografia do Autor

Allisson Esdras Fernandes de Oliveira, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação e Diversidade (MPED) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação e Diversidade (MPED) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UNEB). Especialista em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (UNEB). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Salvador. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador. Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Porto União. Graduado em Letras Vernáculas e Literaturas pela UNEB. Graduado em Letras com Inglês pelo UNAR. E-mail: Allissonesdras@gmail.com

Naysia Alves Filgueiras, Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior.

Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV). E-mail: naysiaenf34@gmail.com

Cilene Ferreira dos Santos, Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES).

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade UCRAM PROMINAS. Especialista em LIBRAS pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Especialista em Tutoria EaD e Gestão Educacional pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Especialista em Gestão Escolar e Supervisão pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). E- mail: cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br

Joana Buyo Siqueira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação. E-mail: joanabuyogmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2025-10-30