TECNOLOGIA E INCLUSÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA.

Autores

  • Sebastião Perez Souza Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.
  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em Geografia pela UEA - ENS.
  • João Luis Ferreira Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em Biologia.
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958

Resumo

TECNOLOGIA E INCLUSÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA

RESUMO

A tecnologia e inclusão do ensino de geografia faz parte constituinte da educação no momento atual, que faz parte da educação atual, que se apresentava-se  como geografia do ensino de aprendizagem do Estado Nacional, que naturalizava-se  com natural a territorialidade do Estado, neste sentido, começa abordar a inclusão dos vários tipos de deficientes matriculados na educação, como parte da educação atual, sendo assim, coloca-se que a tecnologia ajuda a incluir novos alunos que estão a margem  da sociedade e escola, que começa a configurar com a entrada de alunos deficientes no espaço escolar, que demonstra uma nova conotação da geografia do ensino, que mostra no momento atual a inclusão de novos alunos no colégio, mostrando que a geografia do ensino passou a ser apenas uma geografia do Estado Nacional, mostrando que não é apenas o Estado Nacional, como uma única formar de organizar o espaço, como é apresentado neste artigo assentada com o artigo de revistas indexadas, e trabalhos acadêmicos, portanto, a nova geografia do ensino, abordar novas formas sociais como nos colégios atual. 

Palavras-chave: formas de ensino, geografia, territorialidades.

 

TECHNOLOGY AND INCLUSION IN GEOGRAPHY TEACHING 

ABSTRACT

Technology and inclusion in geography teaching are a constituent part of education today, which is part of current education, which presented itself as the geography of teaching and learning of the National State, which naturalized the territoriality of the State as natural. In this sense, it begins to address the inclusion of the various types of disabled people enrolled in education as part of current education. Thus, it is stated that technology helps to include new students who are on the margins of society and school, which begins to be configured with the entry of disabled students into the school space, which demonstrates a new connotation of the geography of teaching, which shows at the current time the inclusion of new students in school, showing that the geography of teaching has become only a geography of the National State, showing that it is not only the National State, as a single way of organizing space, as presented in this article based on the article from indexed journals and academic works, therefore, the new geography of teaching, addressing new social forms as in current schools. 

Keywords: teaching methods, geography, territorialities.

 

TECNOLOGÍA E INCLUSIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA 

RESUMEN

La tecnología y la inclusión en la enseñanza de la geografía son parte constitutiva de la educación actual. Esta se presenta como la geografía de la enseñanza y el aprendizaje del Estado Nacional, que naturalizó la territorialidad del Estado. En este sentido, comienza a abordar la inclusión de diversos tipos de personas con discapacidad matriculadas en la educación actual. Por lo tanto, se argumenta que la tecnología facilita la inclusión de nuevos estudiantes marginados por la sociedad y la escuela, lo cual comienza a tomar forma con la incorporación de estudiantes con discapacidad al entorno escolar. Esto demuestra una nueva connotación de la geografía de la educación, que actualmente refleja la inclusión de nuevos estudiantes en las escuelas. Esto demuestra que la geografía de la educación se ha convertido únicamente en una geografía del Estado Nacional, demostrando que no se trata solo del Estado Nacional como una única forma de organizar el espacio, como se presenta en este artículo, basado en artículos de revistas indexadas y trabajos académicos. Por lo tanto, la nueva geografía de la educación aborda nuevas formas sociales, como las que se dan en las escuelas actuales. 

Palabras clave: métodos de enseñanza, geografía, territorialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em Geografia pela UEA - ENS.

Graduando em Geografia pela UEA - ENS.

João Luis Ferreira, Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.

Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira - AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em Biologia.

Graduada em Biologia.

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM.

 

0009-0002-6155-4958    

 

 

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

Downloads

Publicado

2025-10-30