INTERVENÇÕES APLICADAS PELA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E EQUILÍBRIO POSTURAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA.
Resumo
RESUMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações na comunicação, na interação social e nos comportamentos privativos que podem acometer diretamente o desenvolvimento motor e equilíbrio postural. Por meio das intervenções fisioterapêuticas nesses desfechos essa prática pode favorecer autonomia, funcionalidade, equilíbrio e consciência corporal contribuindo para uma boa estabilidade postural e segurança nos movimentos. Esta revisão de literatura baseada em artigos científicos recentes abordam o desempenho motor e aspectos cognitivos de crianças com o transtorno do espectro autista. O objetivo foi analisar as contribuições das intervenções fisioterapêuticas psicomotoras no desenvolvimento motor e controle postural de crianças com TEA. Os estudos evidenciam que a fisioterapia quando aplicadas de forma eficaz e individualizada, reduz limitações funcionais, potencializa o desempenho motor, favorece a integração corpo-ambiente e amplia possibilidades de interação, comunicação e inclusão escolar. A atuação fisioterapêutica com enfoque psicomotor se mostra benéfica para a qualidade de vida e fortalecimento da autonomia de crianças com TEA.
Palavras-chave: Desempenho Psicomotor. Transtorno do Espectro Autista.Transtornos das habilidades motoras. Equilíbrio Postural. Fisioterapia.
INTERVENTIONS APPLIED BY PHYSIOTHERAPY IN THE MOTOR DEVELOPMENT AND POSTURAL BALANCE OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: A LITERATURE REVIEW
ABSTRACT
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by changes in communication, social interaction, and specific behaviors that can directly affect motor development and postural balance. Through physical therapy interventions, these outcomes can promote autonomy, functionality, balance, and body awareness, contributing to good postural stability and safe movement. This literature review, based on recent scientific articles, addresses the motor performance and cognitive aspects of children with autism spectrum disorder. The objective was to analyze the contributions of psychomotor physical therapy interventions to the motor development and postural control of children with ASD. Studies show that, when applied effectively and individu- 
ally, physical therapy reduces functional limitations, enhances motor performance, promotes body-environment integration, and expands possibilities for interaction, communication, and school inclusion. Physical therapy with a psychomotor focus has been 
shown to be beneficial for the quality of life and strengthening the autonomy of children with ASD.
Keywords: Psychomotor Performance. Autism Spectrum Disorder. Motor Skill Disorders. Postural Balance. Physiotherapy.
Downloads