INTERVENÇÕES APLICADAS PELA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E EQUILÍBRIO POSTURAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Autores

  • Adrya Thallyta Tenório de Lima Nunes CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU.
  • Vitória Mireli da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU.
  • Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA.

Resumo

RESUMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações na comunicação, na interação social e nos comportamentos privativos que podem acometer diretamente o desenvolvimento motor e equilíbrio postural. Por meio das intervenções fisioterapêuticas nesses desfechos essa prática pode favorecer autonomia, funcionalidade, equilíbrio e consciência corporal contribuindo para uma boa estabilidade postural e segurança nos movimentos. Esta revisão de literatura baseada em artigos científicos recentes abordam o desempenho motor e aspectos cognitivos de crianças com o transtorno do espectro autista. O objetivo foi analisar as contribuições das intervenções fisioterapêuticas psicomotoras no desenvolvimento motor e controle postural de crianças com TEA. Os estudos evidenciam que a fisioterapia quando aplicadas de forma eficaz e individualizada, reduz limitações funcionais, potencializa o desempenho motor, favorece a integração corpo-ambiente e amplia possibilidades de interação, comunicação e inclusão escolar. A atuação fisioterapêutica com enfoque psicomotor se mostra benéfica para a qualidade de vida e fortalecimento da autonomia de crianças com TEA.

Palavras-chave: Desempenho Psicomotor. Transtorno do Espectro Autista.Transtornos das habilidades motoras. Equilíbrio Postural. Fisioterapia.

 

 

INTERVENTIONS APPLIED BY PHYSIOTHERAPY IN THE MOTOR DEVELOPMENT AND POSTURAL BALANCE OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: A LITERATURE REVIEW

 

ABSTRACT
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by changes in communication, social interaction, and specific behaviors that can directly affect motor development and postural balance. Through physical therapy interventions, these outcomes can promote autonomy, functionality, balance, and body awareness, contributing to good postural stability and safe movement. This literature review, based on recent scientific articles, addresses the motor performance and cognitive aspects of children with autism spectrum disorder. The objective was to analyze the contributions of psychomotor physical therapy interventions to the motor development and postural control of children with ASD. Studies show that, when applied effectively and individu-
ally, physical therapy reduces functional limitations, enhances motor performance, promotes body-environment integration, and expands possibilities for interaction, communication, and school inclusion. Physical therapy with a psychomotor focus has been
shown to be beneficial for the quality of life and strengthening the autonomy of children with ASD.


Keywords: Psychomotor Performance. Autism Spectrum Disorder. Motor Skill Disorders. Postural Balance. Physiotherapy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrya Thallyta Tenório de Lima Nunes, CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU.

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Vitória Mireli da Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti, CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

 

Endereço para correspondência: Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti – Rua do Futuro, 800, apt. 203 – Recife (PE), Brasil – CEP: 52050-005 – E-mail: dbabini.fisioterapeuta@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-30