A PRÁTICA DO BADMINTON COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Fernanda da Costa Batista Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ana Beatriz de Oliveira Ferreira Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Rayandra Michilles dos Santos Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Vitória Beatriz Rodrigues de Figueiredo Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

RESUMO
O estágio supervisionado constitui etapa essencial da formação do profissional de Educação Física, possibilitando a vivência prática e a articulação entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida durante o estágio supervisionado em esportes individuais, com foco na modalidade badminton, realizado no Centro Educacional Adalberto Valle, em Manaus-AM. A metodologia adotada seguiu abordagem descritiva e qualitativa, fundamentada na observação participante, relatórios de campo e regência supervisionada. As atividades compreenderam o acompanhamento de aulas práticas, planejamento e execução de sessões de ensino voltadas ao desenvolvimento dos fundamentos técnicos do badminton, como empunhadura, saque, deslocamento e controle da peteca. Os resultados evidenciaram que o estágio proporcionou à estagiária o aprimoramento das competências pedagógicas e técnico-táticas, além de promover reflexões sobre a importância da didática e do planejamento no ensino do esporte. Conclui-se que o estágio supervisionado desempenha papel f rmativo fundamental, permitindo ao futuro profissional consolidar saberes teóricos e práticos que sustentam sua atuação pedagógica no contexto esportivo.


Palavras-chave: Estágio supervisionado. Educação Física. Esportes individuais. Badminton.

 

THE PRACTICE OF BADMINTON AS A TRAINING EXPERIENCE IN THE SUPERVISED INTERNSHIP IN PHYSICAL EDUCATION
ABSTRACT
Supervised internships are an essential stage in the training of Physical Education professionals, enabling practical experience and the connection between theory and practice. This article aims to report on the experience developed during a supervised nternship in individual sports, focusing on badminton, held at the Adalberto Valle Educational Center in Manaus, Amazonas. The methodology adopted followed a descriptive and qualitative approach, based on participant observation, field reports, and supervised teaching. The activities included monitoring practical classes, planning, and executing teaching sessions focused on developing the technical undamentals of badminton, such as grip, serve, movement, and shuttlecock control. The results showed that the internship provided the intern with the improvement of her pedagogical and technical-tactical skills, in addition to promoting reflection on the importance of didactics and planning in sports teaching. It is concluded that supervised internships play a fundamental formative role, allowing future professionals to consolidate theoretical and practical knowledge that supports their pedagogical work in the sports context.


Keywords: Supervised internship. Physical education. Individual sports. Badminton.

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Biografia do Autor

Fernanda da Costa Batista, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ana Beatriz de Oliveira Ferreira, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Rayandra Michilles dos Santos, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Vitória Beatriz Rodrigues de Figueiredo, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira (2025).

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Publicado

2025-10-30