O CONCEITO DE FRONTEIRA NO CASO BRASILEIRO.

Autores

  • Sebastião Perez Souza Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.
  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em Geografia pela UEA-ENS.
  • João Luis Ferreira Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em Biologia.
  • Marcelo Lacortt Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.
  • Ana Maria de Libório de Oliveira Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.
  • Davi Alexandre da Costa Flores Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.
  • Glaucia Crista da Silva Freitas Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958
  • Gustavo Ferreira Duarte Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.
  • Maércio de Oliveira Costa Graduado em Geografia. Professor do IFPI.
  • Francilene dos Santos Cruz Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.
  • Aluízio Lopes da Silva Júnior Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.
  • Maria Auxiliadora Teles de Lima Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.
  • Hellen Passos Santana Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.
  • Tayna de Souza Oliveira Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.
  • Hugo de Sousa Damasceno Graduando em Geografia.
  • Eliuvomar Cruz da Silva Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.
  • Roberto Farias e Farias Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.
  • Iatiçara Oliveira da Silva Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Técnico de Segurança do Trabalho - Bacharel em Promoção de Saúde e Lazer – Ex-membro da sociedade civil da CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas.
  • Joana Buyo Siqueira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Resumo

O CONCEITO DE FRONTEIRA NO CASO BRASILEIRO

RESUMO

O entendimento do espaço da fronteira, tendo como ponto de partida o caso brasileiro, que era bem divulgado, com a ideologia dos governos militares com Segurança Nacional, que era concebida como espaço de fricção, um espaço que se caracteriza como espaço de poder, que é estratégico para o Brasil, como o tempo começa a ganhar novos significados com novos significados como zona de fronteira, que começa a ser demonstrado que esse espaço tende a ter uma particularidade que diferenciam de outros lugares do território nacional, entendendo as territorialidades nesse espaço para além da segurança nacional, e do espaço de campo de forças como fronteira de fricção, nesse sentido temos como constituição esse papel como uma pesquisa bibliográfica através de artigos de revista indexadas sobre o assunto, portanto, entender a fronteira como é visto no caso brasileiro deve ser entendido o conceito de faixa de fronteira. 

PALAVRAS-CHAVE: Novos conceitos, espaços geográficos, faixa.

 

THE CONCEPT OF BORDER IN THE BRAZILIAN CASE

ABSTRACT

The understanding of the border space, taking as a starting point the Brazilian case, which was well publicized, with the ideology of military governments with National Security, which was conceived as a space of friction, a space that is characterized as a space of power , which is strategic for Brazil, as time begins to gain new meanings as a border zone, it begins to be demonstrated that this space tends to have a particularity that differentiates it from other places in the national territory, understanding the territorialities in this space beyond national security, and of the force field space as a friction border, in this sense we have this paper as a bibliographical research through indexed magazine articles on the subject, therefore, understanding the border as it is seen in the Brazilian case must be understood the concept of strip border.

KEYWORDS: New conceptions, geographic spaces, range.

 

EL CONCEPTO DE FRONTERA EN EL CASO BRASILEÑO

RESUMEN

La comprensión del espacio fronterizo, tomando como punto de partida el caso brasileño, que fue bastante divulgado, con la ideología de los gobiernos militares con la Seguridad Nacional, que fue concebido como un espacio de fricción, un espacio que se caracteriza como un espacio de poder, que es estratégico para Brasil, con el tiempo comienza a ganar nuevos significados con nuevos significados como zona de frontera, que comienza a demostrarse que este espacio tiende a tener una particularidad que lo diferencia de otros lugares del territorio nacional, entendiendo las territorialidades en este espacio más allá de la seguridad nacional, y el espacio del campo de fuerzas como una frontera de fricción, en este sentido tenemos como constitución este trabajo como una investigación bibliográfica a través de artículos de revistas indexadas sobre el tema, por lo tanto, para comprender la frontera como se ve en el caso brasileño, se debe entender el concepto de franja fronteriza.

PALABRAS CLAVE: Nuevos conceptos, espacios geográficos, rango.

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Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

João Luis Ferreira, Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.

Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em Biologia.

Graduada em Biologia.

Marcelo Lacortt, Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.

Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.

Ana Maria de Libório de Oliveira, Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.

Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.

Davi Alexandre da Costa Flores, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Glaucia Crista da Silva Freitas, Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.

Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM.

Gustavo Ferreira Duarte, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Maércio de Oliveira Costa, Graduado em Geografia. Professor do IFPI.

Graduado em Geografia. Professor do IFPI.

Francilene dos Santos Cruz, Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Aluízio Lopes da Silva Júnior, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Maria Auxiliadora Teles de Lima, Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Hellen Passos Santana, Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.

Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.

Tayna de Souza Oliveira, Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Hugo de Sousa Damasceno, Graduando em Geografia.

Graduando em Geografia.

Eliuvomar Cruz da Silva, Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.

Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.

Roberto Farias e Farias, Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.

Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.

Iatiçara Oliveira da Silva, Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.

Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Técnico de Segurança do Trabalho - Bacharel em Promoção de Saúde e Lazer – Ex-membro da sociedade civil da CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas.

Técnico de Segurança do Trabalho - Bacharel em Promoção de Saúde e Lazer – Ex-membro da sociedade civil da CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas.

Joana Buyo Siqueira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

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Publicado

2025-09-27