A IMPORTÂNCIA DA A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO DE XANGAI (OCX).

Autores

  • Sebastião Perez Souza Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.
  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em Geografia pela UEA-ENS.
  • João Luis Ferreira Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em Biologia.
  • Marcelo Lacortt Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.
  • Ana Maria de Libório de Oliveira Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.
  • Davi Alexandre da Costa Flores Graduado em Geografia. Professor da SEDUC- AM.
  • Glaucia Crista da Silva Freitas Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Gustavo Ferreira Duarte Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.
  • Maércio de Oliveira Costa Graduado em Geografia. Professor do IFPI.
  • Francilene dos Santos Cruz Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.
  • Aluízio Lopes da Silva Júnior Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.
  • Maria Auxiliadora Teles de Lima Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.
  • Hellen Passos Santana Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.
  • Tayna de Souza Oliveira Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.
  • Hugo de Sousa Damasceno Graduando em Geografia.
  • Eliuvomar Cruz da Silva Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.
  • Roberto Farias e Farias Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.
  • Iatiçara Oliveira da Silva Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.

Resumo

A IMPORTÂNCIA DA A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO DE XANGAI (OCX)

RESUMO

A Organização para Cooperação de Xangai (OCX) foi fundada em 1996 pela República Popular da China, Federação Russa, Quirguistão, Tajiquistão e Cazaquistão, com o nome de “Cinco de Xangai”. O objetivo era construir a confiança mútua entre os Estados-membros, desarmar as regiões de fronteira e incentivar a cooperação regional. Buscando uma integração que vai além do militarismo no continente, a organização tem a China como um de seus países componentes, que almeja um protagonismo mundial. Isso posiciona o continente asiático como uma força central neste século, em busca de uma Nova Ordem Mundial. A formação dessa cooperação é um reflexo dessa ambição. A metodologia utilizada para este estudo é de cunho bibliográfico, baseada em artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos. A questão da cooperação coincide com a projeção geopolítica do continente, que busca consolidar essa Nova Ordem Mundial, na qual alguns países, como a China e a Rússia, se destacam dentro da organização.

Palavras-Chave: Organização de Cooperação de Xangai, Nova Ordem Mundial, Geopolítica.

 

THE IMPORTANCE OF THE SHANGHAI COOPERATION ORGANIZATION (SCO) 

ABSTRACT

The Shanghai Cooperation Organization (SCO) was founded in 1996 by the People's Republic of China, the Russian Federation, Kyrgyzstan, Tajikistan, and Kazakhstan, under the name 'Shanghai Five.' The goal was to build mutual trust among member states, disarm border regions, and encourage regional cooperation. Seeking an integration that goes beyond militarism on the continent, the organization includes China as one of its member countries, which aspires to global prominence. This positions the Asian continent as a central force in this century, in search of a New World Order. The establishment of this cooperation reflects this ambition. The methodology used for this study is bibliographic in nature, based on articles from indexed journals and academic works. The issue of cooperation coincides with the geopolitical projection of the continent, which seeks to consolidate this New World Order, in which some countries, such as China and Russia, stand out within the organization.

Keywords: Shanghai Cooperation Organization, New World Order, Geopolitics.

 

LA IMPORTANCIA DE LA ORGANIZACIÓN DE COOPERACIÓN DE SHANGAI (OCS) 

RESUMEN

La Organización de Cooperación de Shanghái (OCX) fue fundada en 1996 por la República Popular China, la Federación Rusa, Kirguistán, Tayikistán y Kazajistán, con el nombre de "Cinco de Shanghái". El objetivo era construir confianza mutua entre los Estados miembros, desarmar las regiones fronterizas e incentivar la cooperación regional. Buscando una integración que va más allá del militarismo en el continente, la organización tiene a China como uno de sus países componentes, que aspira a un protagonismo mundial. Esto posiciona al continente asiático como una fuerza central en este siglo, en busca de un Nuevo Orden Mundial. La formación de esta cooperación es un reflejo de esa ambición. La metodología utilizada para este estudio es de carácter bibliográfico, basada en artículos de revistas indexadas y trabajos académicos. La cuestión de la cooperación coincide con la proyección geopolítica del continente, que busca consolidar este Nuevo Orden Mundial, en el que algunos países, como China y Rusia, se destacan dentro de la organización.

Palabras Clave: Organización de Cooperación de Shanghái, Nuevo Orden Mundial, Geopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Pedagogia, especialista em EAD, Psicopedagogia e Libras, técnico em Libras. Professor da SEDUC-AM.

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Pós-doutor em Geografia. Professor da UEA-ENS.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

Graduando em Geografia pela UEA-ENS.

João Luis Ferreira, Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.

Graduado em Geografia. Professor municipal de Envira-AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em Biologia.

Graduada em Biologia.

Marcelo Lacortt, Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.

Graduado em Matemática, Engenheiro. Professor do IFSUL.

Ana Maria de Libório de Oliveira, Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.

Graduada em Matemática. Professora Doutora, no ensino de Matemática. Professora do IFBR.

Davi Alexandre da Costa Flores, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC- AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC- AM.

Glaucia Crista da Silva Freitas, Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.

Graduada em História. Professora da SEDUC-AM.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM.

Gustavo Ferreira Duarte, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Maércio de Oliveira Costa, Graduado em Geografia. Professor do IFPI.

Graduado em Geografia. Professor do IFPI.

Francilene dos Santos Cruz, Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Graduada em Matemática, Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Aluízio Lopes da Silva Júnior, Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Geografia. Professor da SEDUC-AM.

Maria Auxiliadora Teles de Lima, Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Hellen Passos Santana, Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.

Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pelo CEAD-UFPI.

Tayna de Souza Oliveira, Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública pela UEA.

Hugo de Sousa Damasceno, Graduando em Geografia.

Graduando em Geografia.

Eliuvomar Cruz da Silva, Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.

Professor Doutor em Educação, graduado em Pedagogia e História. Professor da SEDUC-AM.

Roberto Farias e Farias, Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.

Secretário de Execução de Meio Ambiente de Tabatinga, graduado em Geografia.

Iatiçara Oliveira da Silva, Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.

Professora do CSTB-UEA, Mestre em Genética.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

Downloads

Publicado

2025-09-27