PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: EVIDÊNCIAS, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO.

Autores

  • Bruno Vilar Rocha de Almeida Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares – MG.
  • Marilene José Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Norberto Huber Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Maria Delivania Moura Doutora do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Educação da Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC.

Resumo

PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: EVIDÊNCIAS, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

RESUMO

A promoção da saúde mental em escolas públicas vem sendo reconhecida como uma estratégia essencial para enfrentar os crescentes índices de sofrimento psíquico entre crianças e adolescentes. Este artigo tem como objetivo analisar práticas de promoção da saúde mental em ambientes escolares, com base em evidências científicas recentes, destacando intervenções eficazes, desafios de implementação e perspectivas para o contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura a partir de estudos publicados entre 2021 e 2025 em bases como PubMed, SciELO e BMC Public Health, além de diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNESCO. Os resultados demonstram que intervenções universais de aprendizagem socioemocional, programas transdiagnósticos e plataformas digitais aplicadas no ambiente escolar apresentam efeitos positivos sobre habilidades socioemocionais, bem-estar, sintomas internalizantes e funcionamento acadêmico. Tais efeitos são potencializados quando inseridos em uma abordagem institucional abrangente, conhecida como whole-school approach, que envolve a capacitação de professores, a participação ativa das famílias e a articulação intersetorial com os serviços de saúde. No entanto, persistem desafios relacionados à sustentabilidade, à equidade, ao monitoramento de resultados e à sobrecarga de profissionais da educação. Conclui-se que a promoção da saúde mental em escolas públicas deve ser tratada como política estruturante, fundamentada em práticas multicomponentes, sustentadas por políticas públicas integradas e adaptadas ao contexto sociocultural das comunidades escolares. 

Palavras-chave: Saúde mental. Aprendizagem socioemocional. Promoção da saúde. Escolas públicas. Políticas intersetoriais.

 

MENTAL HEALTH PROMOTION PRACTICES IN PUBLIC SCHOOLS: EVIDENCE, STRATEGIES, AND IMPLEMENTATION CHALLENGES

ABSTRACT 

Mental health promotion in public schools has increasingly been recognized as a critical strategy to address the rising rates of psychological distress among children and adolescents. This article aims to examine mental health promotion practices within school settings, drawing upon recent scientific evidence, highlighting effective interventions, implementation challenges, and perspectives relevant to the Brazilian context. A narrative literature review was conducted, encompassing studies published between 2021 and 2025 in databases such as PubMed, SciELO, and BMC Public Health, alongside guidelines from the World Health Organization (WHO) and UNESCO. The findings indicate that universal social-emotional learning interventions, transdiagnostic programs, and digital platforms implemented in school environments yield positive effects on socio-emotional competencies, overall wellbeing, internalizing symptoms, and academic functioning. These effects are further amplified when integrated within a comprehensive institutional framework, known as the whole-school approach, which entails teacher training, active family engagement, and cross-sector collaboration with health services. Nevertheless, challenges persist regarding sustainability, equity, outcome monitoring, and the workload of education professionals. It is concluded that mental health promotion in public schools should be approached as a foundational policy, grounded in multicomponent practices, supported by integrated public policies, and tailored to the sociocultural context of school communities. 

Keywords: Mental health; Social-emotional learning; Health promotion; Public schools; Cross-sectoral policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vilar Rocha de Almeida, Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares – MG.

Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares – MG.

E-mail: psi.brunovilar@outlook.com

Marilene José, Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Pós-graduação em prática pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, séries do ensino fundamental e médio pela Universidade Integradas Facvest. Pós-graduação educação: Especial e práticas inclusivas pela Universidade integradas facvest. Graduação em educação especial pelo Centro universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi. Graduação em educação infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

E-mail: mestrado.marilene.jose@yahoo.com

Norberto Huber, Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pelo Centro Universitário de Brusque (FEBE / UNIFEBE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado e Licenciado em Estudos Sociais: OSPB, EMC, História e Geografia (FEBE / UNIFEBE) pelo Centro Universitário de Brusque e Graduado e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). E-mail: rieghuber@gmail.com

Maria Delivania Moura, Doutora do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Educação da Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC.

Doutora do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Educação da Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC. Mestre do Programa de Pós- Graduação em ciência da Educação – Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas. Pós- Graduação em Psicopedagogia – Faculdade Integrada de Patos.  Licenciada em Pedagogia - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

E-mail:mariadelivaniademouram@gmail.com 

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

Downloads

Publicado

2025-09-27