A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR COMO FATOR ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Naysia Alves Filgueiras Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei.
  • Gisele Maria de Sousa Doutora em educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Vania Aparecida Santos da Silva Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Allisson Esdras Fernandes de Oliveira Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR COMO FATOR ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO

A saúde mental do professor constitui um fator determinante para a qualidade do processo educativo, impactando diretamente o desempenho, a motivação e o desenvolvimento integral dos alunos. No Brasil, a intensificação do adoecimento psíquico entre docentes da educação básica tem se mostrado um desafio crescente, caracterizado pelo aumento de casos de estresse, ansiedade, depressão e síndrome de burnout. Este artigo discute a relação entre saúde mental docente e aprendizagem, com ênfase na importância da Psicologia Escolar como área estratégica na promoção de bem-estar, prevenção de adoecimentos e mediação de políticas de cuidado no ambiente escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica narrativa, com seleção de estudos nacionais publicados entre 2019 e 2024, abrangendo artigos científicos, revisões sistemáticas e relatórios institucionais que abordam saúde mental de professores, impactos no desempenho discente e estratégias de intervenção em contextos escolares. A análise concentrou-se na identificação de fatores de risco e proteção, práticas de promoção da saúde docente e implicações para a aprendizagem dos alunos. Os resultados indicam que professores com melhores condições emocionais apresentam maior capacidade de engajamento pedagógico, habilidades de mediação de conflitos, melhor gestão da sala de aula e criação de ambientes de aprendizagem mais acolhedores e inclusivos. Além disso, ressalta-se que a Psicologia Escolar desempenha papel central na implementação de programas de suporte emocional, orientação profissional e estratégias institucionais de cuidado. Conclui-se que a saúde mental docente deve ser compreendida como elemento estrutural da educação e um pré-requisito para a aprendizagem significativa dos alunos, reforçando a necessidade de políticas públicas integradas, ações preventivas contínuas e valorização do professor como agente essencial na promoção de ambientes escolares saudáveis e produtivos. 

Palavras-chave: Saúde mental. Professores. Aprendizagem. Psicologia escolar. Educação básica.

 

TEACHER MENTAL HEALTH AS AN ESSENTIAL FACTOR FOR STUDENT LEARNING IN BASIC EDUCATION

ABSTRACT 

Teacher mental health constitutes a determining factor for the quality of the educational process, directly impacting students’ performance, motivation, and holistic development. In Brazil, the intensification of psychological distress among basic education teachers has emerged as an increasing challenge, characterized by rising cases of stress, anxiety, depression, and burnout syndrome. This article discusses the relationship between teacher mental health and learning, emphasizing the importance of School Psychology as a strategic field in promoting well-being, preventing mental health issues, and mediating care policies within the school environment. The research was conducted through a narrative literature review, selecting national studies published between 2019 and 2024, including scientific articles, systematic reviews, and institutional reports addressing teacher mental health, impacts on student performance, and intervention strategies in school contexts. The analysis focused on identifying risk and protective factors, practices for promoting teacher well-being, and implications for student learning. The results indicate that teachers with better emotional conditions demonstrate greater pedagogical engagement, conflict mediation skills, improved classroom management, and the creation of more welcoming and inclusive learning environments. Furthermore, it is highlighted that School Psychology plays a central role in implementing emotional support programs, professional guidance, and institutional care strategies. It is concluded that teacher mental health should be understood as a structural element of education and a prerequisite for meaningful student learning, reinforcing the need for integrated public policies, ongoing preventive actions, and the recognition of teachers as essential agents in promoting healthy and productive school environments. 

Keywords: Mental health. Teachers. Learning. School psychology. Basic education.

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Biografia do Autor

Naysia Alves Filgueiras, Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei.

Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV). E-mail: naysiaenf34@gmail.com

Gisele Maria de Sousa, Doutora em educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutora em educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Saúde Pública pela Universidad Americana (UA). Graduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: professoragisele30@gmail.com

Vania Aparecida Santos da Silva, Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológical Intercontinental (UTIC). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior Ibituruna. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Hokemãh.

E-mail: p.vaniasantos@smesb.com.br

Allisson Esdras Fernandes de Oliveira, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação e Diversidade (MPED) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UNEB). Especialista em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (UNEB). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Salvador. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador. Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Porto União. Graduado em Letras Vernáculas e Literaturas pela UNEB. Graduado em Letras com Inglês pelo UNAR. E-mail: Allissonesdras@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

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Publicado

2025-09-27