O CORPO FEMININO COMO LINGUAGEM EM NIEMEYER.
Resumo
O CORPO FEMININO COMO LINGUAGEM EM NIEMEYER
RESUMO
Em uma época marcada pelo rigor racionalista e pelo predomínio simbólico do masculino, como pensar uma arquitetura que se curva ao desejo, ao corpo e ao feminino? A obra de Oscar Niemeyer oferece pistas para essa leitura, situada entre a psicanálise, a política e a estética. Partindo da concepção freudiana de sublimação e dos desdobramentos lacanianos sobre o Nome-do-Pai, o feminino e o gozo, argumenta-se que Niemeyer subverte os códigos tradicionais da arquitetura moderna ao inscrever, por meio da curva, uma estética do desejo que desafia o retângulo do poder e a rigidez do discurso fálico. A curva, entendida como metáfora formal e política, torna-se um gesto de inscrição do sensível, do erótico e do inconsciente no concreto da cidade. A arquitetura de Niemeyer é aqui pensada como uma forma de escritura simbólica do corpo — um corpo não representado, mas evocado, que tensiona os limites entre arte, política e subjetividade. Assim, a obra do arquiteto é analisada como produção de espaço e de linguagem, onde o desejo se eleva à forma e o traço se descola da lei.
Palavras-chave: Psicanálise. Oscar Niemeyer. Sublimação. Arquitetura. Lacan. Desejo.
THE FEMALE BODY AS LANGUAGE IN NIEMEYER
ABSTRACT
In a period marked by rationalist rigor and the symbolic predominance of masculinity, how can one think of an architecture that curves toward desire, the body, and the feminine? Oscar Niemeyer’s work offers clues for this reading, situated at the intersection of psychoanalysis, politics, and aesthetics. Drawing on Freud’s concept of sublimation and Lacan’s developments regarding the Name-of-the-Father, the feminine, and jouissance, it is argued that Niemeyer subverts the traditional codes of modern architecture by inscribing, through curves, an aesthetics of desire that challenges the rectangle of power and the rigidity of phallic discourse. The curve, understood as a formal and political metaphor, becomes a gesture of inscription of the sensible, the erotic, and the unconscious into the concrete of the city. Niemeyer’s architecture is thus considered a form of symbolic writing of the body—a body not represented but evoked, which stretches the boundaries between art, politics, and subjectivity. His work is analyzed as a production of space and language, where desire rises to form and the line departs from law.
Keywords: Psychoanalysis. Oscar Niemeyer. Sublimation. Architecture. Lacan. Desire.
Downloads
