A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
Resumo
A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
RESUMO
Este artigo discute a influência das emoções no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, enfatizando como as relações interpessoais e os contextos socioculturais moldam o desenvolvimento humano. A partir de uma revisão de literatura, foram consultadas publicações indexadas em bases como Scopus, Web of Science e Scielo, com recorte temporal entre 2020 e 2025, além de literatura clássica de suporte. A análise buscou identificar evidências empíricas e teóricas sobre a relação entre emoções, ensino e aprendizagem. O estudo mostra que interações familiares, a mediação docente e as relações entre pares constituem fatores centrais que potencializam ou dificultam o aprendizado. Por fim, sugere-se a valorização das dimensões afetivas no ambiente escolar como estratégia para favorecer aprendizagens significativas.
Palavras-chave: Emoções. Aprendizagem. Desenvolvimento humano. Relações interpessoais.
THE INFLUENCE OF EMOTIONS ON SCHOOL LEARNING
ABSTRACT
This article discusses the influence of emotions on the learning process of children and adolescents, emphasizing how interpersonal relationships and sociocultural contexts shape human development. Based on a literature review, studies indexed in databases such as Scopus, Web of Science and Scielo were examined, with a time frame between 2020 and 2025, complemented by classical theoretical references. The analysis aimed to identify empirical and theoretical evidence about the connection between emotions, teaching and learning. The study shows that family interactions, teacher mediation, and peer relationships are central factors that can enhance or hinder learning. It concludes by suggesting the integration of affective dimensions into school environments as a strategy to promote meaningful learning.
Keywords: Emotions. Learning. Human development. Interpersonal relationships.
Downloads
