A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Autores

  • Naysia Alves Filgueiras Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei.
  • Jonas Bezerra da Costa Doutor em Educação pela UTIC: Universidade Tecnológica Intercontinental, Assunção, Paraguai-PY.
  • Sarah Medeiros Souto Doutoranda em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Alyne Carvalho Couto Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).
  • Denise Ramos de Lima Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize.

Resumo

A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO

Este artigo discute a influência das emoções no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, enfatizando como as relações interpessoais e os contextos socioculturais moldam o desenvolvimento humano. A partir de uma revisão de literatura, foram consultadas publicações indexadas em bases como Scopus, Web of Science e Scielo, com recorte temporal entre 2020 e 2025, além de literatura clássica de suporte. A análise buscou identificar evidências empíricas e teóricas sobre a relação entre emoções, ensino e aprendizagem. O estudo mostra que interações familiares, a mediação docente e as relações entre pares constituem fatores centrais que potencializam ou dificultam o aprendizado. Por fim, sugere-se a valorização das dimensões afetivas no ambiente escolar como estratégia para favorecer aprendizagens significativas. 

Palavras-chave: Emoções. Aprendizagem. Desenvolvimento humano. Relações interpessoais.

THE INFLUENCE OF EMOTIONS ON SCHOOL LEARNING

ABSTRACT 

This article discusses the influence of emotions on the learning process of children and adolescents, emphasizing how interpersonal relationships and sociocultural contexts shape human development. Based on a literature review, studies indexed in databases such as Scopus, Web of Science and Scielo were examined, with a time frame between 2020 and 2025, complemented by classical theoretical references. The analysis aimed to identify empirical and theoretical evidence about the connection between emotions, teaching and learning. The study shows that family interactions, teacher mediation, and peer relationships are central factors that can enhance or hinder learning. It concludes by suggesting the integration of affective dimensions into school environments as a strategy to promote meaningful learning. 

Keywords: Emotions. Learning. Human development. Interpersonal relationships.

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Biografia do Autor

Naysia Alves Filgueiras, Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei.

Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagempela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV). E-mail: naysiaenf34@gmail.com

Jonas Bezerra da Costa, Doutor em Educação pela UTIC: Universidade Tecnológica Intercontinental, Assunção, Paraguai-PY.

Doutor em Educação pela UTIC: Universidade Tecnológica Intercontinental, Assunção, Paraguai-PY. Mestre em Educação pela Universidade Columbia, Assunção, Paraguai-PY. Pós-Graduação em Educação Ambiental e Práticas Escolares pela UNINTER. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso, MT. E-mail: professorjonascosta@gamil.com

Sarah Medeiros Souto, Doutoranda em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutoranda em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Certificada em Formação de Professores pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

E-mail: sarah.souto@ifal.edu.br

Alyne Carvalho Couto, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

E-mail: alynecarvalhodepaula@gmail.com

Denise Ramos de Lima, Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize.

Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia (UNEB). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Columbia de Assunção-Paraguai. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado Oliveira. Graduada em História pela Faculdade Liberdade- Educação E Tecnologia(FALIBER).

E-mail: limadenyse38@gmail.com 

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

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Publicado

2025-09-27