RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA CAPES.
Resumo
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA CAPES.
RESUMO
O presente trabalho relata a experiência formativa de um licenciando em Educação Física durante sua participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido na Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, em Manaus. O objetivo central foi articular teoria e prática na formação docente, vivenciando as três etapas da residência: observação, participação e regência. As intervenções pedagógicas incluíram aulas teóricas e práticas de diversas modalidades esportivas (futsal, voleibol, atletismo, handebol e jiu-jítsu), utilizando metodologias ativas, lúdicas e abordagens críticas superadoras. Os resultados evidenciam o impacto positivo na formação docente e na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que apontam desafios como a escassez de recursos materiais e a resistência de alguns discentes. A pesquisa adotou abordagem autobiográfica e fundamentou-se em referenciais teóricos sobre a formação docente e as políticas públicas voltadas ao estágio supervisionado. Conclui-se que a residência pedagógica é uma prática essencial para a consolidação da identidade profissional do professor e para a melhoria da qualidade do ensino em Educação Física.
Palavras-chave: prática pedagógica; educação física escolar; ensino médio.
PEDAGOGICAL RESIDENCE IN PHYSICAL EDUCATION OF THE CAPES PROGRAM.
ABSTRACT
This paper reports on the educational experience of a Physical Education undergraduate student during his participation in the Pedagogical Residency Program (PRP) at Dr. Isaac Sverner State School in Manaus. The main objective was to combine theory and practice in teacher training, experiencing the three stages of the residency: observation, participation, and teaching. The pedagogical interventions included theoretical and practical classes in various sports (futsal, volleyball, track and field, handball, and jiu-jitsu), using active, playful methodologies and critical approaches to overcoming challenges. The results demonstrate the positive impact on
teacher training and high school student learning, while also highlighting challenges such as the scarcity of material resources and the resistance of some students. The research adopted an autobiographical approach and was based on theoretical frameworks on teacher training and public policies focused on supervised internships. It is concluded that the pedagogical residency is an essential practice for consolidating the teacher's professional identity and improving the quality of Physical Education teaching.
Keywords: pedagogical practice; school physical education; high school.
Downloads
