ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES: PANORAMA GLOBAL DA DESNUTRIÇÃO, OBESIDADE E DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS.
Resumo
RESUMO
O estado nutricional de escolares é considerado um marcador central de saúde pública, pois influencia diretamente o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo, o desempenho escolar e a prevenção de doenças crônicas. A literatura recente evidencia a coexistência de desnutrição, sobrepeso e deficiências de micronutrientes, configurando a chamada dupla ou até tripla carga da má nutrição. O objetivo deste estudo foi analisar sistematicamente as evidências científicas recentes acerca do estado nutricional de crianças em idade escolar, identificando prevalência, fatores associados e impactos sobre a saúde e o desempenho escolar. A metodologia utilizada foi Revisão Sistemática. Foram pesquisadas as bases PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, e LILACS entre 2020 e 2023, utilizando descritores “nutritional status”, “school children”, “malnutrition”, “overweight”, “obesity”, “academic performance”. Foram incluídos artigos originais com escolares de 5 a 12 anos, com avaliação antropométrica segundo a OMS. Cinquenta artigos atenderam aos critérios de inclusão. A prevalência de desnutrição variou entre 15% e 40% em países africanos e asiáticos, enquanto sobrepeso/obesidade atingiu 20% a 32% em contextos urbanos latinoamericanos e asiáticos. Houve associação significativa entre estado nutricional e desempenho acadêmico, especialmente em relação à desnutrição. Intervenções escolares baseadas em programas de alimentação e educação nutricional mostraram resultados promissores, mas ainda heterogêneos. O estado nutricional de escolares reflete desigualdades sociais e culturais, impacta a saúde e a aprendizagem, e requer políticas públicas multissetoriais que integrem saúde, educação e segurança alimentar.
Palavras-chave: estado nutricional; escolares; desnutrição; obesidade; deficiências
nutricionais.
ABSTRACT
The nutritional status of schoolchildren is considered a central marker of public health, as it directly influences physical growth, cognitive development, academic performance, and the prevention of chronic diseases. Recent literature highlights the coexistence of
malnutrition, overweight, and micronutrient deficiencies, constituting the so-called double or even triple burden of malnutrition. The objective of this study was to systematically analyze recent scientific evidence on the nutritional status of school-age children, identifying prevalence, associated factors, and impacts on health and academic performance. The methodology used was a systematic review. PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, and LILACS databases were searched between 2020 and 2023, using the descriptors "nutritional status," "school children," "malnutrition," "overweight," "obesity," and "academic performance." Original articles with schoolchildren aged 5 to 12 years, with anthropometric assessment according to the WHO, were included. Fifty articles met the inclusion criteria. The prevalence of malnutrition ranged from 15% to 40% in African and Asian countries, while overweight/obesity reached 20% to 32% in urban Latin American and Asian contexts. There was a significant association between nutritional status and
academic performance, especially regarding malnutrition. School-based interventions based on feeding and nutritional education programs have shown promising but still heterogeneous results. The nutritional status of schoolchildren reflects social and cultural
inequalities, impacts health and learning, and requires multisectoral public policies that integrate health, education, and food security.
Keywords: nutritional status; schoolchildren; malnutrition; obesity; nutritional deficiencies.
Downloads
