O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TÉCNICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQ .
Resumo
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TÉCNICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQ
RESUMO
O cenário educacional brasileiro revela um preocupante índice de analfabetismo funcional, apesar das mudanças e conquistas históricas. De acordo com pesquisa do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (Ibope, 2000), apenas 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos possuem capacidade plena de leitura e compreensão de textos, enquanto 74% apresentam dificuldades significativas. Esse dado aponta para a necessidade urgente de reestruturação do ensino da leitura, com foco não apenas na decodificação de palavras, mas também na compreensão e no prazer de ler (CYRULNIK, 2009). O conhecimento científico atual sugere que as práticas pedagógicas precisam ir além do ensino mecânico, oferecendo aos estudantes estratégias utilizadas por leitores proficientes. Nesse contexto, programas como o PIBITI 2020 - 2021 buscam criar oportunidades para crianças e adolescentes desenvolverem competências leitoras de forma mais efetiva na imaginação das crianças nas Histórias em Quadrinhos – HQ, contudo, políticas sociais voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes, à promoção do desenvolvimento saudável e à educação de qualidade ainda se encontram em estágios iniciais no Brasil (ALBUQUERQUE, 2006). Garantir condições justas para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade expressem seus talentos e criem perspectivas para um futuro digno é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa. Para alcançar esse objetivo, torna-se essencial o envolvimento conjunto de pesquisadores, profissionais da saúde, pais e educadores na oferta de um ambiente comunitário que favoreça o desenvolvimento integral e respeitoso das novas gerações. Entretanto, os recursos sociais ainda são distribuídos de forma desigual, dificultando a efetivação desses direitos (BEATTY et al., HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQ).
Palavras-chave: Analfabetismo funcional; Leitura; Educação; Políticas sociais; Inclusão; Desenvolvimento infantil.
THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES WITH COMIC BOOK TECHNIQUES
ABSTRACT
The Brazilian educational landscape reveals a worrying rate of functional illiteracy, despite historical changes and achievements. According to research by the National Indicator of Functional Illiteracy (Ibope, 2000), only 26% of Brazilians aged 15 to 64 have full reading and comprehension skills, while 74% experience significant difficulties. This finding highlights the urgent need to restructure reading instruction, focusing not only on word decoding but also on comprehension and the pleasure of reading (CYRULNIK, 2009). Current scientific knowledge suggests that pedagogical practices need to go beyond rote learning, offering students strategies used by proficient readers. In this context, programs such as PIBITI 2020 - 2021 seek to create opportunities for children and adolescents to develop reading skills more effectively in children's imagination in Comic Books - HQ, however, social policies aimed at serving children and adolescents, promoting healthy development and quality education are still in their initial stages in Brazil (ALBUQUERQUE, 2006). Ensuring fair conditions for vulnerable children and adolescents to express their talents and create prospects for a dignified future is fundamental to building a more equitable society. To achieve this goal, the joint involvement of researchers, health professionals, parents, and educators is essential in providing a community environment that fosters the integral and respectful development of new generations. However, social resources are still distributed unequally, hindering the realization of these rights (BEATTY et al., HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQ).
Keywords: Functional illiteracy; Reading; Education; Social policies; Inclusion; Child development.
Downloads
