GINÁSTICA ARTÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Resumo
TEMA
A ginástica Artística, mesmo nas suas formas desportividades, não vem sendo praticada nas escolas de forma expressiva, como se pode observar em um estudo realizado por Nista Piccolo (1988). Mesmo sendo citada por vários autores como Bracht (1992), Soares (1995), Moreira (1995), Coletivo de Autores (1993), Souza (1997), Barbosa (1999) entre outros, como um conteúdo a ser desenvolvido pela educação física na escola, essa atividade não alcançou sua legitimação dentro do sistema escolar. Legitimação esta entendida como a apresentação de estudos plausíveis que viabilizem sua existência, permanência ou inclusão no currículo escolar, apoiada em uma teoria crítica da educação.
Neste sentido, Paro (2000) afirma que muitas vezes a família não se aproxima da escola, pois, além do excesso de trabalho, constata-se a timidez diante dos professores, o medo da reprovação dos filhos, e a distância que sentem da cultura da escola, motivos que os levam a ver a escola não como uma continuidade em suas vidas, mas como algo separado de suas experiências. Porém, sabe-se que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é de grande importância devendo acontecer frequentemente no decorrer de todo processo educativo, e para que isso aconteça é necessário que a escola e a família estejam em sintonia, pois como salienta Tiba (1996) “[...] teoricamente a família teria a responsabilidade pela formação do indivíduo, e a escola, por sua informação”.
Por fim, mas não menos importante, outro ponto de grande inquietude diz respeito à fragilidade da articulação entre a escola e as diversas instituições que compõem a rede de apoio local existentes em seu território de abrangência, a saber: Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social, Estratégia de Saúde da Família, Instituições de Ensino Superior, dentre outras.
Nesta direção, Azevedo (2000) considera que a promoção de espaços de discussão e reflexão envolvendo a escola e os demais órgãos de apoio á educação se faz necessário, pois, potencializa a implementação das políticas educacionais, favorece a obtenções de resultados, e estimula o exercício de ações colaborativas.
Dentre as inúmeras propostas ou abordagens para o campo da Educação Física, a temática da Ginástica é mencionada como um conteúdo possível, sendo a Ginástica Artística uma das suas manifestações (DARIDO; SOUZA JR, 2007). Esses autores apresentam exemplos de conteúdos da Educação Física nas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal, e defendem a importância de tratar os conteúdos nas três dimensões, mostrando que, para garantir um ensino de qualidade, além de diversificar os conteúdos na escola, é preciso aprofundar os conhecimentos, abordando os diferentes aspectos que compõem as suas significações (DARIDO; SOUZA JR, 2007)
A utilização da Ginástica Artística como conteúdo nas aulas de Educação Física, não tem sido uma prática usual, a não ser como momento de aquecimento para aprendizagem dos fundamentos dos esportes. Algumas questões têm sido usadas para justificar esse fato, que não se resume somente a falta de segurança do professor de Educação Física em trabalhar com essa modalidade, mas também a compreensão, que sua dimensão como atividade competitiva composta por movimentos de execução complexa e precisa passa para o imaginário dos alunos a ideia de essa ser uma prática corporal possível para poucos. Outra questão levantada na dificuldade do ensino desse conteúdo, usualmente utilizada é a ausência dos aparelhos utilizados nas apresentações das competições. No entanto, se voltada para aprendizagem de seus fundamentos básicos a Ginástica Artística pode ser vista como uma possibilidade para todos.
A ginástica artística (GA) cativa o público pela beleza de seus movimentos mostrando agilidade, força e leveza em exercícios de alta complexidade. É considerado um importante instrumento de aprendizado nas aulas de educação física para o aprimoramento e desenvolvimento motor assim como as questões educacionais do ser humano, por ser um expressivo componente da cultura corporal e movimento. Apresenta características que possibilitam grandes variáveis de movimentos, como rolar, girar, saltar, mudar de posições e de apoios (LOPES, 2007).
Nunomura (2003) aponta que a formação dos professores de educação física sobre os conhecimentos da ginástica artística (GA) que é de fundamental importância para o suporte teórico da modalidade. A maioria dos cursos de educação física oferece a disciplina GA em suas grades curriculares. Segundo as ementas dos cursos, são desenvolvidos os fundamentos básicos da GA e seus fundamentos, subsidiando aos futuros profissionais a orientarem programas educacionais de iniciação à modalidade.
Downloads
