PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ELUCIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES.

Autores

  • Rian Custódio Martins Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares/MG.
  • Thiago Leal de Carvalho Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Resumo

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ELUCIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da atuação do profissional da psicologia na elucidação da educação sexual para crianças e adolescentes no ambiente escolar, através da análise de trabalhos, sobre educação sexual realizados na rede pública de ensino brasileiro. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão biográfica. Os dados obtidos revelam que embora a pratica da educação sexual esteja prevista por lei, e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ainda há muita dificuldade quanto a sua efetiva aplicação. Problemas como a falta de comprometimento com a prática e com a formação dos profissionais designados para exercer tais funções são frequentes e prejudicam o resultado das ações. Some-se a isso, a influência cultural, religiosa e social que deturpam o real objetivo da educação sexual, e a omissão não apenas da equipe escolar, mas também das famílias, no processo formativo. Além disso, ainda que seja um tema presente no contexto escolar há alguns anos, os trabalhos analisados, evidenciaram que os avanços na área da educação sexual foram quase nulos. Em conclusão, uma educação sexual efetiva, tal qual prevista nos PCNs e na lei, só é possível com intervenção do profissional da psicologia, cuja prática se baseia na promoção da saúde e prevenção de doenças, sem deixar que aspectos culturais, sociais ou religiosos interfiram em sua atuação, tendo por lei o dever de garantir o sigilo profissional.

Palavras-chave: Educação sexual. Psicologia escolar. Rede pública de ensino. Adolescência e sexualidade. Formação de professores.

 

PSYCHOLOGY AND EDUCATION: THE ROLE OF THE PSYCHOLOGIST IN CLARIFYING SEXUAL EDUCATION FOR ADOLESCENTS

ABSTRACT

This article aims to analyze the importance of the psychologist's role in clarifying sexual education for children and adolescents within the school environment, through the analysis of works on sexual education carried out in the Brazilian public education system. The research was conducted through a bibliographic review. The data obtained reveal that, although sexual education is provided for by law and included in the National Curricular Parameters (PCNs), its effective implementation still faces significant challenges. Issues such as the lack of commitment to practice and the inadequate training of professionals designated for this role are frequent and compromise the effectiveness of the actions. In addition, cultural, religious, and social influences often distort the true purpose of sexual education, and there is an evident omission not only by school staff but also by families in the educational process. Furthermore, although this is a recurring topic in the school context, the analyzed studies showed that progress in the field of sexual education has been minimal. In conclusion, effective sexual education, as foreseen in the PCNs and legislation, is only possible through the intervention of psychology professionals, whose practice is grounded in health promotion and disease prevention, without allowing cultural, social, or religious factors to interfere in their professional conduct, while also being legally bound to maintain confidentiality.

Keywords: Sexual education. School psychology. Public education system. Adolescence and sexuality. Teacher training.

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Biografia do Autor

Rian Custódio Martins, Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares/MG.

Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares/MG.

E-mail: psi.rianmartins@gmail.com

Thiago Leal de Carvalho, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Especialista em Gestão Contábil e Financeira pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Especialista em Contabilidade com Ênfase em Tributos e Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Administração pela Faculdade Anhanguera de Governador Valadares. Licenciado em Matemática pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

E-mails: thiago.carvalho@ufjf.br / thiago.leal@kroton.com.br

 

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2025-08-27