ENTRE QUADRAS E SABERES: VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autores

  • Ivan de Jesus Ferreira FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Manoel Vieira Leão Neto Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre as vivências durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na área da Educação Física, realizado no Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Manaus/AM. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com base na abordagem autobiográfica. As atividades do residente abrangeram as etapas de observação, participação e regência, com aplicação de metodologias ativas, práticas corporais e estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que a Residência Pedagógica contribui significativamente para a profissionalização docente, favorecendo o desenvolvimento da prática reflexiva, da autonomia e do compromisso educacional. Dessa forma, o PRP consolida-se como componente estratégico na formação inicial de professores de Educação Física.

Palavras-chave: Formação docente. Educação Física. Ensino Médio. Práticapedagógica. Residência pedagógica.


ABSTRACT
This article aims to report and critically reflect on the experiences during the Pedagogical Residency Program (PRP) in Physical Education, conducted in a high school in Manaus, Brazil. Using a qualitative, autobiographical approach, the study explores the integration of theory and practice, focusing on active methodologies and educational strategies. The residency included observation, participation, and teaching phases, emphasizing student-centered learning. The results show that the PRP significantly contributes to teacher training, fostering reflective practice, autonomy, and pedagogical engagement. Thus, the PRP stands out as a strategic
tool in the initial education of Physical Education teachers.


Keywords: Pedagogical Residency; Teacher Training; High School Education; Physical Education; Teaching Practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan de Jesus Ferreira, FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Manoel Vieira Leão Neto, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira (2025).

Downloads

Publicado

2025-07-01