INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.
Resumo
RESUMO
A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um dos principais desafios da educação contemporânea, exigindo adaptações pedagógicas, formação docente e práticas escolares pautadas na diversidade. Este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por educadores no processo de inclusão de alunos com TEA e identificar estratégias pedagógicas eficazes que favoreçam o aprendizado e a convivência escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de revisão de literatura dos últimos cinco anos, nas bases Scielo, ERIC, PePSIC e Google Acadêmico. Os resultados revelam que a formação continuada de professores, o uso de recursos visuais, a estruturação do ambiente escolar e o trabalho colaborativo com profissionais de apoio são elementos-chave para o sucesso da inclusão. Contudo, persistem barreiras como a falta de preparo das instituições, escassez de profissionais especializados e resistência atitudinal.
Palavras-chave: Inclusão escolar. TEA. Estratégias pedagógicas. Educação especial. Formação docente.
ABSTRACT
The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) is one of the main challenges in contemporary education, requiring pedagogical adaptations, teacher training, and school practices based on diversity. This article aims to analyze the main challenges faced by educators in the process of including students with ASD and to identify effective pedagogical strategies that promote learning and school coexistence. This qualitative study was based on a literature review from the past five years, using the Scielo, ERIC, PePSIC, and Google Scholar databases. The results indicate that continuous teacher training, the use of visual aids, structured learning environments, and collaborative work with support professionals are key elements for successful inclusion. However, barriers such as lack of institutional preparedness, scarcity of specialized professionals, and attitudinal resistance still persist.
Keywords: School inclusion. ASD. Pedagogical strategies. Special education. Teacher training.
Downloads
