INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.

Autores

  • Vanessa Rodrigues de Gusmão
  • Jackson Santos dos Reis Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI).
  • Claudio Roberto Tavares Pereira Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
  • Débora Pascoal Bonfim Loubaque Graduada em psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce.
  • Regina Celia Corrêa Viana

Resumo

RESUMO 

A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um dos principais desafios da educação contemporânea, exigindo adaptações pedagógicas, formação docente e práticas escolares pautadas na diversidade. Este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por educadores no processo de inclusão de alunos com TEA e identificar estratégias pedagógicas eficazes que favoreçam o aprendizado e a convivência escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de revisão de literatura dos últimos cinco anos, nas bases Scielo, ERIC, PePSIC e Google Acadêmico. Os resultados revelam que a formação continuada de professores, o uso de recursos visuais, a estruturação do ambiente escolar e o trabalho colaborativo com profissionais de apoio são elementos-chave para o sucesso da inclusão. Contudo, persistem barreiras como a falta de preparo das instituições, escassez de profissionais especializados e resistência atitudinal. 

Palavras-chave: Inclusão escolar. TEA. Estratégias pedagógicas. Educação especial. Formação docente.

           

ABSTRACT 

The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) is one of the main challenges in contemporary education, requiring pedagogical adaptations, teacher training, and school practices based on diversity. This article aims to analyze the main challenges faced by educators in the process of including students with ASD and to identify effective pedagogical strategies that promote learning and school coexistence. This qualitative study was based on a literature review from the past five years, using the Scielo, ERIC, PePSIC, and Google Scholar databases. The results indicate that continuous teacher training, the use of visual aids, structured learning environments, and collaborative work with support professionals are key elements for successful inclusion. However, barriers such as lack of institutional preparedness, scarcity of specialized professionals, and attitudinal resistance still persist. 

Keywords: School inclusion. ASD. Pedagogical strategies. Special education. Teacher training.

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Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues de Gusmão

Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa – Portugal. Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA). Graduada em Licenciatura em Educação Especial pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). E-mail: vanessagusmao21@hotmail.com

Jackson Santos dos Reis, Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI).

Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA), Saúde Coletiva (FVC), Pedagogia Social (UCAM), Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), além de Pósgraduação em andamento em Geriatria e Gerontologia (UNIANCHIETA) e Atendimento Clínico à Diversidade Sexual e de Gênero (IPPERG/FAUSP). Graduado em Serviço Social (UNIFACS), Pedagogia (UNYLEYA), História (FACIBA) e Tecnólogo em Gerontologia Cuidado ao Idoso (UNINTER), atualmente cursa Psicologia (CAIRU). Atua com foco nas áreas de Gerontologia, Serviço Social, Cuidados Paliativos, Política Social, Gestão Social, Saúde LGBTQIAPN+ e Educação a Distância. E-mail: prof.jacksonreis@unyleya.edu.br

Claudio Roberto Tavares Pereira, Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Titulado pela AMB como Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Titulado pela AMB com Especialista em Medicina de Tráfego. Coordenador da COREME – Comissão de Residência Médica da Estácio Quixadá. Professor de Clínica Médica – Cadeira de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina Estácio / IDOMED Quixadá. E-mail: claudio.ceara@gmail.com

Débora Pascoal Bonfim Loubaque, Graduada em psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce.

Graduada em psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce. E-mail: deboraloubaquepsi@gmail.com

Regina Celia Corrêa Viana

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Central de Cristalina (FACEC). Magistério pelo Colégio Estadual de Valparaiso (CEV). Graduada em Administração de empresas pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC). E-mail: regina2010viana@hotmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

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Publicado

2025-07-01