RISCOS PSICOSSOCIAIS NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ESTRESSE, ANSIEDADE E ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO.
Resumo
RESUMO
A educação universitária é um período de profundas transformações cognitivas, emocionais e sociais. No entanto, esse ambiente também pode se tornar um espaço de intensas pressões e sobrecargas emocionais, especialmente diante das exigências acadêmicas e das fragilidades institucionais. Este artigo tem como objetivo discutir os principais riscos psicossociais enfrentados por estudantes universitários — como o estresse, a ansiedade e a depressão — e apresentar estratégias eficazes de mitigação desses fatores. Por meio de uma revisão teórica fundamentada em autores clássicos e contemporâneos da psicologia e da educação, argumenta-se que as instituições de ensino superior precisam desenvolver políticas de acolhimento, apoio emocional e promoção da saúde mental para garantir o sucesso acadêmico e a formação integral dos discentes.
Palavras-chave: educação superior; saúde mental; riscos psicossociais; estresse universitário; estratégias institucionais.
ABSTRACT
University education is a period of profound cognitive, emotional, and social transformations. However, this environment can also become a space of intense pressure and emotional overload, especially in the face of academic demands and institutional weaknesses. This article aims to discuss the main psychosocial risks faced by university students — such as stress, anxiety, and depression — and present effective strategies to mitigate these factors. Through a theoretical review based on classic and contemporary authors in psychology and education, it is argued that higher education institutions need to develop policies for welcoming, emotional support, and promoting mental health to ensure the academic success and comprehensive education of students.
Keywords: higher education; mental health; psychosocial risks; university stress; institutional strategies.
Downloads
