EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO NA FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DA LITERATURA.

Autores

  • Mylena Vitória Silva de Paula Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.
  • Willemax dos Santos Gomes Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE).
  • Beatriz Augusta Silva Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.
  • Maysa Maria de Aguiar Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.
  • Raquel Alves da Costa Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.
  • Anna Xênya Patrício de Araújo Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE., Brasil.

Resumo

RESUMO

Introdução: A Doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que compromete a função cognitiva e a qualidade de vida dos pacientes. Diante das limitações das terapias medicamentosas, o exercício físico, especialmente ao exercício aeróbio, tem sido estudado como uma intervenção não farmacológica potencialmente benéfica. Objetivo: Este estudo realizou uma revisão narrativa da literatura para analisar os efeitos do exercício aeróbio na função cognitiva de idosos com DA. Metodologia: Foram incluídos ensaios clínicos randomizados com idosos acima de 60 anos e diagnóstico de DA, submetidos a exercício aeróbio. A pesquisa foi conduzida entre janeiro e maio de 2025, com buscas em PubMed/MEDLINE, Lilacs/BIREME e SciELO, utilizando descritores específicos. Dois revisores independentes realizaram a extração e análise dos dados, resolvendo divergências por consenso ou com a participação de um terceiro revisor. Resultados: A busca identificou 86 artigos, dos quais 11 foram selecionados para leitura na íntegra. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, três estudos foram incluídos. Destes, dois demonstraram benefícios do exercício aeróbio na função cognitiva, enquanto um não evidenciou superioridade em relação ao grupo controle. Considerações finais: Os resultados ainda são inconclusivos, destacando a necessidade de mais pesquisas para confirmar a eficácia do exercício aeróbio, além de definir a intensidade, frequência e tipo mais adequados para essa população.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer, Idoso, Cognição, Exercício.

EFFECTS OF AEROBIC EXERCISE ON COGNITIVE FUNCTION IN ELDERLY INDIVIDUALS WITH ALZHEIMER'S DISEASE: LITERATURE REVIEW

ABSTRACT

Introduction: Alzheimer's disease (AD) is a progressive neurodegenerative disorder that impairs cognitive function and quality of life. Given the limitations of pharmacological therapies, physical exercise, particularly aerobic training, has been studied as a potentially beneficial non-pharmacological intervention. Objective: This study conducted a narrative literature review to analyze the effects of aerobic exercise on the cognitive function of older adults with AD. Methodology: Randomized clinical trials including individuals over 60 years old diagnosed with AD who underwent aerobic exercise were considered. The research was conducted between January and May 2025, with searches in PubMed/MEDLINE, Lilacs/BIREME, and SciELO using specific descriptors. Two independent reviewers performed data extraction and analysis, resolving discrepancies by consensus or with the participation of a third reviewer. Results: The search identified 86 articles, of which 11 were selected for full-text reading. After applying eligibility criteria, three studies were included. Of these, two demonstrated benefits of aerobic exercise on cognitive function, while one did not show superiority over the control group. Final considerations: The results remain inconclusive, highlighting the need for further research to confirm the efficacy of aerobic exercise, as well as to define the optimal intensity, frequency, and type of exercise for this population.

Keywords: Alzheimer Disease, Aged, Cognition, Exercise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena Vitória Silva de Paula, Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Willemax dos Santos Gomes, Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE).

Mestre em Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Discente do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE).

Beatriz Augusta Silva, Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Maysa Maria de Aguiar, Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Raquel Alves da Costa, Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Discente do curso de Fisioterapia, Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE, Brasil.

Anna Xênya Patrício de Araújo, Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE., Brasil.

Mestra em Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Discente do programa de Pós-graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), Recife, PE., Brasil.

Fonte: Mylena Vitória Silva de Paula; Willemax dos Santos Gomes; Beatriz Augusta Silva; Maysa Maria de Aguiar; Raquel Alves da Costa; Anna Xênya Patrício de Araújo (2025).

Downloads

Publicado

2025-03-06